Sobre

logistica Aviso-Formulario-Inscricao

CongressoLatinoamericano

VIII CONGRESO LATINOAMERICANO DE ESPECIALISTAS EN PEQUEÑOS RUMIANTES Y CAMÉLIDOS SUDAMERICANOS realizar-se-á na Universidade Católica Dom Bosco em Campo Grande, MS, nos dias 16 a 18 de maio de 2013, com o intuito de troca de experiências e informações científicas entre especialistas em pequenos ruminantes e camelídeos, dentro da América Latina, no sentido de fomentar um crescimento destas espécies animais, de importância econômica marcante nesta região.

A Asociación Latinoamericana de Especialistas en Pequeños Rumiantes y Camélidos Sudamericanos (ALEPRYCS) foi criada em Montevidéo, Uruguai, em 1999. Suas ações envolvem a participação de alguns dos grupos de investigação membros da ALEPRYCS na Red CYTED XIX.D, a criação da Red Electrónica de Discusión ALEPRYCS, a organização de eventos latino-americanos da especialidade no Uruguai (Montevidéo – 1999), no México (Merida – 2001), no Chile (Viña del Mar – 2003), no Brasil (Curitiba – 2005; Gramado – 2006), na Argentina (Mendoza – 2007) e no Peru (Huancavelica – 2011) e a organização de eventos regionais da especialidade no Uruguai (1999), na Argentina (2000) e no Brasil (2005).

Os países membros são Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai, Venezuela.

No último evento, em Huancavelica – Peru decidiu-se pela realização do próximo evento no Brasil, ano de 2013. Como já havia sido anteriormente realizado em Curitiba, com outro evento de menor porte no Rio Grande do Sul, optou-se por outra região do país. O Centro-Oeste vem apresentando crescimento na criação de ovinos já há alguns anos e, hoje, tem projetos de implementação de caprinocultura com fins comerciais.