Tecnologias em exposição permanente

Protótipo de integração lavoura-pecuária

  • O Protótipo de 5 ha está dividido em 4 áreas rotacionadas anualmente. Duas áreas permanecem com pastagens de piatã durante todo o ano; uma com soja na primavera-verão seguida de piatã no outono-inverno e a outra com milho ao invés de soja. Há acompanhamento bioeconômico da produção de carne (nelore), grãos e palhada.

Sistema silvipastoril

  • Neste sistema clones de eucalipto foram consorciados com pastagens submetidas ao pastejo por ovinos . O eucalipto (citriodora e urograndis) foi implantado com mudas,  cultivadas em recipentes de divesos volumes. As pastagens são de braquiária decumbens e os ovinos deslanados da raça santa inês.

Sistema de produção de ovinos

  • O sistema combina tecnologias de produção de ovinos recomendadas para a região Centro-Oeste. Os ovinos (deslanados da raça santa inês) são criados em pastagens solteiras de capim-massai e no sistema silvipastoril (eucalipto com braquiária decumbens).

Coleção de forrageiras

  • Na coleção foram incluídas todas as forrageiras lançadas pela Embrapa Gado de Corte e outras recomendadas para a diversificação das pastagens. Entre as gramíneas e leguminosas são apresentados os capins tupi, xaraés, arapoti, milênio, piatã, tanzânia, mombaça e massai; os estilosantes campo-grande e mineirão, o guandu mandarim, leucena, soja perene e cratília.

Manejo de pastagens

  • São abordados aspectos relativos à melhoria da eficiência de colheita da forragem produzida.  Assim, a  intensidade e frequência de desfolhação tornam-se ferramentas importantes no manejo da pastagem, uma vez que se respeite a velocidade de crescimento das plantas em função do clima.

A apresentação de cada uma destas tecnologias para grupos de 15 a 25 pessoas pode ser feita em 20 a 40 minutos. 

novembro 2017
D S T Q Q S S
« maio    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930