Sobre

A pecu√°ria de corte brasileira vem mantendo, desde 2004, a posi√ß√£o de¬†maior exportadora mundial de carne bovina mesmo tendo que alocar cerca de 80% de sua produ√ß√£o para o abastecimento do mercado interno. Em¬†2015, alcan√ßando mercados de 136 pa√≠ses, foram exportadas 1,4 milh√£o de toneladas, no valor de 5,9 bilh√Ķes de d√≥lares (www.abiec.com.br). Ao longo¬†de 2015 e ainda neste ano de 2016, no entanto, o consumo interno vem sofrendo retra√ß√£o, como reflexos da conjuntura pol√≠tico¬≠econ√īmica e de suas¬†implica√ß√Ķes negativas sobre o consumo anual per capta que vem caindo de 40 kg, em 2014, a at√© pouco mais de 30 kg, atualmente (Barros, A. M.,¬†comunica√ß√£o pessoal).

No entanto, em m√©dio e longo prazo, as expectativas s√£o positivas, com a esperada retomada do crescimento e, especialmente, em¬†vista do cen√°rio de aumento da demanda do produto no ambiente externo. Sinais alentadores, neste sentido, v√™m sendo comprovados pelo in√≠cio ou¬†retomada de exporta√ß√Ķes para importantes mercados tais como os da China, Jap√£o, Coreia do Norte, Estados Unidos, Canad√° e M√©xico, dentre outros¬†pa√≠ses. Antevendo esta expectativa o MAPA lan√ßou, em 2014, o Plano Mais Pecu√°ria, com a√ß√Ķes previstas nos eixos de melhoramento gen√©tico,¬†amplia√ß√£o de mercados, incorpora√ß√£o de tecnologias, seguran√ßa e qualidade dos produtos.

No Programa Mais Carne inserido neste Plano espera¬≠se, em¬†10 anos, passar a capacidade de suporte das pastagens de 1,3 para 2,6 bovinos/ha e elevar a produ√ß√£o de carne para 13,6 milh√Ķes de toneladas,¬†com previs√£o de exporta√ß√£o de tr√™s milh√Ķes! A abund√Ęncia de recursos naturais, terra, √°gua e luz solar, associados ao esp√≠rito inovador que faz do¬†agroneg√≥cio brasileiro um dos mais competitivos do mundo, muito nos favorece na realiza√ß√£o dos trabalhos em busca deste objetivo. Nosso vasto¬†territ√≥rio, pela diversidade de clima, nos proporciona a explora√ß√£o das mais variadas ra√ßas e grupos gen√©ticos, com possibilidade de atendimento dos¬†mais simples aos mais sofisticados nichos de mercado. Para isto, no entanto, al√©m da necessidade de um ambiente pol√≠tico¬≠econ√īmico favor√°vel, os¬†sistemas de produ√ß√£o precisam ser permanentemente aprimorados pela aplica√ß√£o de tecnologias em todas as √°reas da ci√™ncia animal.

Desta forma, em cumprimento de nossa missão e como atividade integrante do Projeto de Transferência de Tecnologia do Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte, temos a satisfação de oferecer a 28a edição do Curso de Melhoramento de Gado de Corte da Embrapa ­ Geneplus. Considerando­se o sistema produtivo como um todo e tendo a genética como foco principal, nossa intenção é proporcionar àqueles que nos honrarem com a presença, mais uma oportunidade para atualização técnica e discussão de temas que possam contribuir para a melhoria dos nossos sistemas de produção e para a sustentabilidade do nosso negócio.