You need to set up the menu from Wordpress admin.
maio 21, 2015
Josimar Lima do Nascimento

Gado de Corte recebe

Ano 11 – nº 1.300

dsc_0955

Acadêmicos do último ano de Jornalismo da UFMS visitaram a Unidade Gado de Corte em Campo Grande-MS, acompanhados do professor Marcelo Cancio Soares e do difusor de tecnologia Haroldo Pires de Queiroz. A atividade integra a disciplina de Jornalismo Rural, na qual, há 20 anos, Marcelo Cancio é o responsável, sendo o curso da UFMS um dos poucos no País onde a temática está na grade curricular.

 

“Recentemente, os alunos fizeram um levantamento e Mato Grosso do Sul é o Estado com o maior número de portais de internet voltados à comunicação rural, o que reforça o valor da disciplina na formação dos futuros jornalistas”, comenta Cancio. Para o professor que já trabalhou como repórter agro, comunicação rural é uma área que avançou muito e o mercado abriu novas oportunidades. “A pesquisa, a produção, a tecnologia e o conhecimento avançaram, com o jornalismo não foi diferente. Avançamos juntos”. Entretanto, conforme Marcelo, ingressar na atividade exige além de gosto pelo assunto, estudo, por ser um segmento muito especializado e de relevância para o desenvolvimento nacional.

 

Caroline Cardoso teve a dimensão disso quando conheceu, durante a visita, a realidade de um centro de pesquisa dedicado à agropecuária. Ela comenta que ao ter contato com a disciplina começou a se desfazer dos conceitos preestabelecidos e a visita confirmou a percepção “de que rural não é apenas mato, mas um ambiente muito mais amplo e complexo, repleto de características próprias”. A estudante pretende dedicar-se à fotografia e não descarta no futuro aliar foto e campo.

 

O grupo, guiado por Haroldo Queiroz, conheceu a vitrine tecnológica – Dinapec, os experimentos com braquiárias e panicuns, as casas de vegetação, o confinamento e os mangueiros, mas se impressionaram mesmo com os bovinos da raça Aberdeen-Angus.

 

visita alunos ufms 067Engenharia – Também passaram uma manhã no Centro, os estudantes do 5º semestre de Engenharia de Produção da UFMS, ao lado dos professores Camila da Silva Serra, Francisco Bayardo e Tiago Mateus, pela disciplina de Práticas de Engenharia de Produção. O foco era nutrição animal para bovinos de corte.

img-20150521-wa0013 

Na programação, os acadêmicos conheceram os trabalhos da Embrapa na área, juntamente com os pesquisadores Sérgio Raposo de Medeiros e Rodrigo da Costa Gomes. Na agenda, um bate-papo sobre o processo de alimentação e confecção de rações para bovinos, com um passeio à fábrica de rações e ao confinamento.

 

visitaprofcanada_mai_daliziaaguiar 7Internacional – Ainda durante esta semana, o professor canadense, Neil French, da Olds College, veio ao Brasil a fim de conhecer a atividade nacional e estabelecer um comparativo entre os dois países e, a partir disso, compartilhar as prioridades da pesquisa canadense em relação a gado de corte e prospectar possibilidades de intercambio. French há 16 anos atua como professor na área de produção e nutrição animal nos cursos de Agronomia, Agricultura, Negócios e Marketing.

 

Acompanhado do articulador internacional da Unidade, Davi José Bungenstab, French encontrou-se com os pesquisadores Rodrigo Gomes, Luiz Otávio Campos da Silva, André Dominguetti e Pedro Paulo Pires. Um tour pela fazenda Sapé e pela indústria frigorífica do Estado também estavam na agenda.

 

Redação: Dalízia Aguiar

 

868 Comments

Leave a comment

Anos anteriores