O livro Sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta: a produção sustentável, em sua segunda edição, ampliada ao ponto de quase dobrar o número de capítulos, agrega conhecimentos de diversos pesquisadores, principalmente da Embrapa, sobre os diferentes aspectos de produção agropecuária quando se utiliza sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta.
Sempre aliado às várias iniciativas de diferentes instituições que conduzem pesquisas e transferem conhecimentos na área, este trabalho foi elaborado em função da demanda crescente por conhecimentos sobre sistemas de produção em integração, especialmente para criação de bovinos e recuperação de pastagens.
O material apresenta conceitos, informações e perspectivas motivadoras para produtores rurais, técnicos e formadores de opinião do setor.
O livro está organizado nos seguintes capítulos:
- Sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta e o progresso do setor agropecuário brasileiro
- Sistemas de integração: o que são, suas vantagens e limitações
- Empreendedorismo para a sustentabilidade em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta
- Sistemas de produção em integração: alternativa para recuperação de pastagens degradadas
- Fundamentos técnicos para implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta com eucalipto
- Ferramentas de planejamento para implementação de sistemas de ILPF
- Forrageiras em sistemas de produção de bovinos em integração
- Espécies florestais em sistemas de produção em integração
- Manejo das árvores e propriedades da madeira em sistema de ILPF com eucalipto
- O componente animal em sistemas de produção em integração
- Suplementação de bovinos de corte na integração lavoura-pecuária-floresta
- Controle parasitário de bovinos de corte em sistemas de integração
- Produção de ovinos de corte em sistemas de integração
- Uso de geotecnologias no monitoramento de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta
- Custo-benefício dos sistemas de produção em integração
- A posição estratégica dos sistemas de integração no contexto da agropecuária e do meio ambiente
Esta edição foi proposta neste formato devido à grande demanda apresentada para a primeira edição. Ao receber a solicitação de muitos produtores e técnicos, a equipe percebeu a importância de oferecer um material expandido, cobrindo também outros aspectos do negócio iLPF. Como pode ser percebido na listagem de capítulos, o material aborda desde conceitos básicos dos sistemas de integração e sua importância para recuperação de pastagens no Brasil, enfatizando o empreendedorismo e facilitando o uso de geotecnologias e ferramentas de planejamento e controle. Foram elaborados capítulos de cunho bastante prático, como planejamento e passo-a-passo para implantação do sistema, ricos em fotos e dicas operacionais, com certa ênfase no uso de eucalipto como componente florestal e bovinos como componente animal do sistema. O livro detalha também aspectos relacionados com o bem estar animal e manejo das pastagens em sistemas de iLPF. Nesse aspecto foram incluídas orientações muito práticas sobre suplementação a campo e controle de parasitas em tais sistemas.
Além de apresentar informações, o livro oferece também suporte efetivo para o produtor. Vários autores de capítulos disponibilizam materiais suplementares em página da web específica do livro, como arquivos básicos do Gantt Project para planejamento e orçamentação, planilhas para orientações de amostragens e desbaste de árvores, estratégias de controle de parasitas e planilhas de cálculo para formulação de suplementos para bovinos.
O livro em formato 17 x 24 têm 239 páginas, contendo mais de 70 figuras, visando não apenas descrever o sistema e técnicas, mas também permitir que os interessados possam ver aspectos essenciais da integração lavoura-pecuária-floresta e perceber como esse sistema pode ser aplicado realmente nas mais diversas situações.
Esta segunda edição foi expandida, cobrindo os mais diversos aspectos do negócio iLPF e visa atender à demanda de produtores, técnicos e estudantes. Aborda desde conceitos básicos dos sistemas de integração, como sua importância para recuperação de pastagens no Brasil, até o papel do empreendedorismo e a importância do uso de geotecnologias e ferramentas de planejamento para implantação do sistema. Os capítulos são de cunho prático, auxiliando a implantação do sistema com dicas operacionais. São discutidos também aspectos relacionados com o bem estar animal, controle de parasitas, manejo das pastagens e suplementação em sistemas de iLPF. Em adição, nesta página Web estão relacionadas algumas ferramentas de suporte para o produtor. Os exemplos e imagens de sistemas já em andamento ajudam a demonstrar que a integração lavoura-pecuária-floresta pode ser adotada em diversas situações e formatos, trazendo benefícios para o produtor que faz da atividade seu empreendimento.