Sobre

O Projeto de Monitoramento da Mosca-dos-Estábulos consiste no desenvolvimento de uma aplicação Web e uma aplicação para dispositivos móveis para apoiar o monitoramento da densidade populacional deste inseto no Mato Grosso do Sul.


projetomosca

Velha inimiga dos pecuaristas, a Mosca-do-Estábulo é um tipo de mosca que se alimenta do sangue de animais, causando-lhes feridas, transmitindo doenças e até levando a morte.

Com a proibição das queimadas nos canaviais, a Mosca-do-Estábulo, que antes botava seus ovos na palha seca humedecida por fezes e urina dos animais nas áreas de alimentação e abrigo, encontrou no material descartado na colheita da cana, propositalmente humidecido com a vinhaça (líquido rico em nutrientes, subproduto do processo de destilação do alcool), um local propício para colocar seus ovos.

Produtores de cana de açúcar no Estado solicitaram a ajuda da Embrapa para o monitoramento e controle da praga. Para monitorar a população de moscas, cada usina instalará armadilhas em propriedades rurais próximas à canaviais.

Semanalmente as usinas trocarão as folhas adesivas das armadilhas, elas serão fotografadas pelo técnico da usina por meio de um software executando em um tablet com sistema operacional Android  e enviadas aos servidores da Embrapa Gado de Corte, onde outro software fará a contagem de moscas e emitirá alertas em caso de explosão populacional ou demais singularidades no padrão.

 

Vídeo: Dia de campo na TV – Controle de Surtos da Mosca-dos-Estábulos