Em laboratórios de alta contenção biológica, reconhece-se a necessidade contínua de capacitação abrangente das equipes. Embora o Brasil esteja testemunhando um aumento no número de novas instalações laboratoriais com alto nível de segurança biológica, a iniciativa de treinamentos de excelência em questões relacionadas à segurança biológica para indivíduos, animais e meio ambiente ainda é recente e em desenvolvimento. Oferecer este primeiro curso presencial em biossegurança e bioproteção, destinado à capacitação de profissionais que atuam em laboratórios de alto nível de contenção biológica, e organizado pela equipe do Biopec/Embrapa Gado de Corte, representa o passo inicial para o estabelecimento de um programa contínuo de capacitação oferecido pela Embrapa nessa área, atendendo às necessidades da região e do país.
Objetivo Geral
Aprimorar a atuação de profissionais envolvidos em atividades de pesquisa, operação e gestão de ambientes/instalações de alta contenção biológica (NB-3, NB-3A, NB-3Ag), promovendo segurança e práticas necessárias para incentivar a execução segura e eficaz de procedimentos nesses ambientes, impulsionando propostas e atividades que favoreçam o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação regional e nacional.
Objetivos específicos
- Estabelecer um programa de treinamento estruturado e específico para profissionais envolvidos em atividades de pesquisa, operação e gestão de ambientes de alta contenção biológica (NB-3, NB-3A, NB-3Ag) fomentando a formação de agentes multiplicadores.
- Consolidar a equipe técnica interna do Biopec como agentes de disseminação do conhecimento em Biossegurança e Bioproteção de modo a contribuir com a orientação e solidificação de práticas seguras e eficazes de novos usuários e de usuários de infraestruturas laboratoriais de alto nível de contenção biológica da região.
- Estimular a utilização da infraestrutura laboratorial de alto nível de contenção biológica multiusuária disponível na região Centro-Oeste por meio de parcerias e contratos técnicos-científicos.
- Estimular a expansão das redes de contatos e colaborações em biossegurança e bioproteção.