You need to set up the menu from Wordpress admin.
mar 1, 2010
Josimar Lima do Nascimento

Projeto internacional de georrastreabilidade participa de Expoagro na Argentina

Foto Dalízia Aguiar
Experimento em campo é conduzido na Gado de Corte

ANO 7 – Edição 856 – 1o/3/2010 – Periodicidade Semanal

 
A Expoagro do Bicentenário, que acontece de 3 a 6 de março, em Baradero, na Argentina, terá entre seus participantes a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do projeto internacional Manejo Operacional e Protótipo de Geodecisão para Rastrear a Produção Agropecuária (OTAG), executado por três Unidades – Embrapa Monitoramento por Satélite, Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP) e Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS).
 
 

Na Expoagro 2010, a Embrapa levará o rastreamento de bovinos usando colares com GPS. Osn equipame tos foram desenvolvidos pelo projeto OTAG e permitirão o rastreamento e a alimentação de um software para a vigilância sanitária. “Este trabalho é de aplicação fácil na bovinocultura e há interesse em fazer a divulgação para todos os países que praticam essa cultura. Desta forma, a Embrapa, por meio de seus projetos, procura resolver problemas e/ou melhorar o rendimento das atividades agropecuárias”, afirma o pesquisador médico-veterinário, Pedro Paulo Pires, coordenador do experimento em campo, implantado na Embrapa Gado de Corte, e participante da Mostra.  

 

A ideia do projeto é desenvolver um protótipo de rastreabilidade animal, prevendo o atendimento a exigências do mercado importador de carne bovina quanto à qualidade e segurança e o mesmo integra o Programa Embrapa de Carne, Couro e Pele de Qualidade. A georrastreabilidade é a aplicação de geoinformação, através de tecnologia da informação e sensoriamento remoto, na rastreabilidade de cadeias produtivas, associando atributos espaciais com outras informações sobre o produto – sua origem e as etapas de sua transformação, desde as condições em que foi gerado, passando pelo transporte, processamento, até sua distribuição para o mercado consumidor.

 

A proposta é financiada pela União Européia e trata-se de um consórcio que inclui parcerias com o Centro Francês de Pesquisa Aplicada na Área de Engenharia, Agricultura e Meio Ambiente (Cemagref), a Universidade de Laval do Canadá, o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD), da França, e o Programa Cooperativo para Desenvolvimento Tecnológico Agropecuário do Cone Sul – Procisur, que inclui entidades de pesquisa da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. No consórcio, cada instituição possui tarefas específicas garantindo o diálogo entre a Comunidade Européia e os integrantes do Cone Sul.

 

Pedro Paulo explica que o rastreamento dos produtos é fundamental em todos os segmentos. Para a Empresa mais importante que o rastreamento é a gerência da produção que assegura o lucro, a manutenção dos produtores em suas atividades e a melhora do setor. “Ser rastreado é necessário e para nós deve ser consequência do bom manejo, nisso é que estamos investindo criando ferramentas para efetivar a zootecnia de precisão como processo de produção”, salienta.

 

A Expoagro argentina é considerada a mais completa mostra dinâmica da região, tendo em vista que abriga durante quatro dias, demonstrações de maquinários, diferentes práticas agrícolas e pecuárias e as últimas tendências que o campo precisa saber.

 

Redação: Dalízia Aguiar e Graziella Galinari

Leave a comment

Anos anteriores