You need to set up the menu from Wordpress admin.

Ambiente externo é assunto de reunião na Unidade e tema de macroprograma

Foto Joice Vieira
Equipe de MP5 reunida na Marandu

ANO 7 – Edição 896 – 14/4/2010 – Periodicidade Semanal

Monitoramento do ambiente externo da Embrapa: uma proposta de sistematização de metodologia e instrumentos, esse é o título do Macroprograma 5, que teve sua primeira reunião de nivelamento esta semana no Centro. O MP5 é liderado pela analista, Paule Jeanne Vieira Mendes, coordenadora da área de Planejamento e Gestão da Secretaria de Gestão Estratégica (SGE), doutora em Gestão de Ciência e Tecnologia. 
 
  
O projeto tem como objetivo propor direcionamentos técnicos e metodológicos para a implantação e sistematização do processo de monitoramento do ambiente externo da Embrapa. A ideia é que com tais informações, a Empresa possa orientar e apoiar a revisão/atualização das estratégias da Embrapa, assim como, a execução dos processos de planejamento e programação, inclusive com a revisão do PDE e dos PDU´s.

 

Estruturado em quatro Planos de Ação. O PA2 será focado em instrumentos, métodos e práticas de monitoramento. Os resultados deste PA constituem-se em um dos principais subsídios para a condução do PA3 que visa delinear e testar uma proposta metodológica para o monitoramento do ambiente externo na Embrapa. É um PA que será desenvolvido sob uma perspectiva mais ampla e para alcançar mais efetivamente as Unidades, o PA4, tem como meta pensar em uma iniciativa metodológica para uma Unidade de Pesquisa ou, preferencialmente, para um conjunto de Unidades que atuem com um determinado produto e/ou região.

 

Para isso foram selecionadas a Embrapa Pantanal, a Embrapa Cerrados, a Embrapa Hortaliças, a Embrapa Agropecuária Oeste e a Embrapa Gado de Corte como unidades-piloto. O Centro foi escolhido por “ter sido a Unidade que efetuou a primeira tentativa de um projeto nesse sentido”, conta a líder Paule Jeanne, tanto que “o PA4 é coordenado pelo analista da Gado de Corte, Edson Espíndola”, conclui.

 

Em 24 meses, os resultados esperados pela equipe de 38 pessoas são uma proposta de procedimentos para sistematizar a prática de monitoramento do ambiente externo na Embrapa (corporativo) e nas Uds, painéis temáticos realizados com os Centros, banco de dados de especialistas, um modelo de processo de prospecção de demanda que subsidie as ações do PDU presente e os futuros, um documento de apoio à atualização de cenários e outro informativo síntese sobre os resultados dos painéis e um workshop do monitoramento do ambiente externo sobre tema/produto de interesse de um conjunto de Unidades.  

 
Redação: Dalízia Aguiar

 

Leave a comment

Anos anteriores