You need to set up the menu from Wordpress admin.

Processo de avaliação de chefe-geral tem início esta semana

Foto Arquivo

ANO 7 – Edição 898 – 27/4/2010 – Periodicidade Semanal 

 
Até o dia 2 de junho estamos em processo de avaliação de chefia. A Embrapa para melhoria da gestão global da Empresa instituiu uma Avaliação Externa de Chefes-Gerais das Unidades Descentralizadas. As primeiras Uds a passarem pela experiência foram a Embrapa Agropecuária Oeste e a Embrapa Clima Temperado e agora chegou a nossa vez. 

 

A implantação da avaliação dos chefes-gerais foi publicada no Boletim de Comunicações Administrativas (BCA) Nº 42, de 05/10/09, por meio da Resolução Normativa Nº 24. A Resolução contém os termos de referência no qual estão previstos os objetivos e equipe de avaliação, perfil dos avaliadores, metodologia, apoio documental entre outras informações vinculadas ao processo.

 

De acordo o diretor-presidente, Pedro Arraes, “a avaliação dos chefes-gerais tem o objetivo de se tornar um instrumento analítico de gestão para subsidiar tanto a Diretoria Executiva na hora de decidir sobre a recondução da chefia, como o chefe-geral para a execução de eventuais ajustes e realinhamentos na sua administração. O chefe-geral da Unidade, Rafael Geraldo de Oliveira Alves, completa afirmando que a avaliação é “tão mais legítima e real quanto maior for a participação dos empregados”.

  

Avaliação do desempenho do chefe – A proposta de trabalho apresentada pelos chefes-gerais quando se candidataram ao cargo será um dos documentos analisados para avaliar a atuação dos gestores. A ideia é verificar se o que foi proposto foi realizado integral ou parcialmente, bem como o que foi cancelado. 

 

Os avaliadores também vão sondar aspectos do ambiente de trabalho, como motivação, compromisso do corpo técnico e transparência da gestão. Vão levar em conta a articulação da chefia-geral com parceiros e ainda avaliar se as ações da gestão estão alinhadas ao Plano Diretor da Embrapa (PDE) e ao Plano Diretor da Unidade (PDU).

 

Nesta primeira etapa, coordenada pelo Setor de Gestão de Pessoas (SGP), que ocorre até sexta-feira, dia 30, os empregados responderão a uma pesquisa voluntariamente. Já na etapa de entrevista individual, em maio, analistas, assistentes e pesquisadores serão selecionados, aleatoriamente, pelos consultores contratados, para dar opinião sobre a capacidade de liderança, transparência e articulação interna do gestor.

  

Mais informações sobre o processo de avaliação: ramal 2062 (João Gomes – SGP). 

 
Redação: Dalízia Aguiar e Joanicy Brito

Leave a comment

Anos anteriores