You need to set up the menu from Wordpress admin.

COT 117 aborda colheita de sementes de humidícola por sucção

ANO 7 – Edição 900 – 28/4/2010 – Periodicidade Semanal 

 
Sendo a mais estolonífera entre as braquiárias forrageiras, a Brachiaria humidicola, introduzida no Brasil, na década de 70, como gramínea forrageira para cultivo, hoje é usada, extensivamente, para produção pastoril nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Entre seus principais atributos estão os fortes estolões produzidos com a alta habilidade de enraizamento, promovendo rápida cobertura do solo, que o protege e, ainda, compete com as pragas. 

 

Entretanto, os atributos têm seu preço. Esse hábito de crescimento estolonífero, pelo qual as plantas se estendem por todo o solo, dificulta a colheita no chão pelo método de varredura – no qual são utilizadas máquinas apropriadas, dotadas de vassouras de aço – adotado para sementes de cultivares de forrageiras tropicas. As humidícolas, desta forma, são colhidas no cacho por colhedeiras automotrizes.

 

Os pesquisadores Rogério Novais Teixeira (Embrapa Transferência de Tecnologia) e Jaqueline Rosemeire Verzignassi (Embrapa Gado de Corte) apresentam o método de sucção como uma alternativa para colheita de sementes de humidícolas e disponibilizaram as etapas dessa colheita, as vantagens e as desvantagens da técnica no Comunicado Técnico 117, já on-line no Portal da Embrapa Gado de Corte, através do endereço: http://www.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/    cot/COT117.pdf.

 

Mais informações: (67) 3368-2083 e publicacoes@cnpgc.embrapa.br.

 

Redação: Dalízia Aguiar

Leave a comment

Anos anteriores