You need to set up the menu from Wordpress admin.

A passagem pelo Ciência para a Vida e Simpósio de Criatividade e Inovação

Fotos José Alexandre e Lucimara Chiari

ANO 7 – Edição 908 – 6/5/2010 – Periodicidade Semanal 

 

No último domingo, dia 2, encerrou-se, em Brasília-DF, a 7ª edição da Exposição de Tecnologia Agropecuária – Ciência para a Vida, realizada e sediada na Sede da Embrapa. Neste universo de inovações e conhecimento existente há mais de dez anos, a Embrapa aproxima as pessoas da pesquisa e cria oportunidades de negócios, divulgando as tecnologias agropecuárias que tornam a vida no campo e na cidade mais saudável.  

 

 

Os cerca de 50 mil visitantes, entre autoridades nacionais, parlamentares, empresários, jornalistas, estudantes e curiosos que passaram pelo Ciência conheceram o Espaço do Cotidiano, a Planície de Tecnologias, o Espaço do Futuro, a Vitrine de Tecnologias da Pesquisa, o Espaço.Com.Ciência e as Oficinas de Culinária. O VII Ciência para a Vida levou nestes espaços os desafios da pesquisa agropecuária que são a biodiversidade, as mudanças climáticas, as alternativas energéticas e a alimentação saudável.   

 

Dentro da Planície de Tecnologias, a Gado de Corte esteve com a primeira cultivar de forrageira protegida da Embrapa, a BRS Piatã. Os especialistas Haroldo Pires de Queiroz, Marilene Veiga Fonseca e José Alexandre Agiova da Costa, durante os dez dias do evento, estavam à disposição dos presentes explicando o ciclo biológico do capim e suas características.

 

Porém, os ganhos da Exposição não foram somente para os visitantes. De acordo com a empregada Marilene, atualmente responsável pelo SAC da Unidade, o Ciência “mostra o que as outras Unidades da Embrapa trabalham e assim é possível melhor atender os nossos clientes”, destaca Marilene. 

 

  
 

Simpósio – Paralelamente ao Ciência para a Vida, aconteceu o II Simpósio sobre Inovação e Criatividade Científica da Embrapa que teve o professor Eduardo Giannetti da Fonseca do Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais como palestrante inaugural do encontro. Giannetti abordou a criatividade e a inovação como desafio do desenvolvimento sustentável.

 

Entre apresentações orais e pôsteres, o Centro participou com os trabalhos: Protejá – Programa Proteção da Informação da Embrapa Gado de Corte, Revitalização do CLPI da Embrapa Gado de Corte: marco estratégico para gestão do conhecimento (Ana Cristina dos Santos), Proteínas expressas em Brachiaria brizantha envolvidas nos mecanismos de resistência às cigarrinhas-das-pastagens (Karem Guimarães Xavier Meireles), Melhoramento molecular como ferramenta para aumentar a qualidade das forrageiras tropicais Brachiaria brizantha e Panicum maximum (Lucimara Chiari) e Kit Embrapa para realização automatizada de testes de desempenho animal submetidos a diferentes tratamentos (Sérgio Raposo de Medeiros).

 

A pesquisadora Marlene de Barros Coelho mostrou seu trabalho sobre “Imunossensores nanoestruturados para diagnóstico de doenças em bovinos” na forma oral e em pôster. Para ela, é “importante divulgar um trabalho como esse, pois ao dar visibilidade, diminuem-se as chances de duplicidade de linha de pesquisa dentro da Embrapa, favorecendo mais as parcerias. Com a visibilidade aumentam-se as chances de apoio”, espera. Luciamara Chiari emenda que “as ideias enviadas tinham antes de tudo que ser criativas e inovadoras. Isso é um privilégio”. Entre os ouvintes, encontraram-se os colegas Erno Suhre, José Alexandre Agiova da Costa e Newton Valério. 

 

  

  

Agrotins – Contando com a participação de 20 Unidades, a Embrapa traz para a Feira Agrotecnológica de Palmas – AGROTINS, entre os dias 4 e 8 de maio, cerca de 90 tecnologias apresentadas em diferentes modalidades: vitrine de tecnologias, estande, palestra, clínica tecnológica e minicurso. O Centro terá o difusor de tecnologia, Haroldo Pires de Queiroz, no estande institucional e o pesquisador Ezequiel Rodrigues do Valle abordando, em palestra, o Programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) – Bovinos de Corte, em expansão no Estado.

 

Agrobrasília – Já de 11 a 15 de maio, em Brasília-DF, acontece o Agrobrasília 2010. Na Feira estarão tecnologias para o Cerrado e estudantes, técnicos e produtores conferirão as contribuições instaladas em 320 mil metros quadrados no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, dentro do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF).

 

Na Mandala construída no Parque há uma área com forrageiras de responsabilidade da Unidade. Os capins Piatã, Xaraés, Mombaça, Marandu, Tanzânia e Massai serão apresentados pelo técnico agrícola Silvano Calixto aos visitantes. 

 
Redação: Dalízia Aguiar

Leave a comment

Anos anteriores