You need to set up the menu from Wordpress admin.

Embrapa produz silagem para alimentar animais na seca

Foto Dianna Malvesalexandre“Foram colhidos dez hectares de sorgo para produção de silagem”

ANO 7 РEdi̤̣o 926 Р2/6/2010
A silagem é uma alternativa para o produtor que precisa complementar a alimentação dos animais e é mais utilizada na época seca, de maio a outubro, quando a pastagem é menos produtiva.

{jcomments on}

Sendo bem feita, a silagem apresenta bom valor nutritivo, semelhante ao da forragem verde. O processo consiste em cortar a forragem,  compactar o material em local seco e em seguida cobrir bem com uma lona para que aconteça a fermentação da mistura.

O milho e o sorgo são muito utilizados na produção de silagem porque possuem elevado teor de açúcares solúveis apresentando bons resultados. Esse trabalho de preparação de silagem foi feito na Fazenda Modelo entre os dias 27 e 29 de maio com o propósito de alimentar o rebanho de ovinos e bovinos e foi a primeira vez  na Modelo que se fez  a silagem de superfície e não a de trincheira.

Segundo informações dos técnicos, até o momento foram produzidas cerca de 150 toneladas de silagem de sorgo forrageiro, quantidade esta  para alimentar em torno de 300 animais. O pesquisador Fernando Alvarenga Reis, responsável pelo rebanho de ovinos informa que um animal come em média 4 quilos de silagem por dia e que o material produzido na Modelo será capaz de suprir as necessidades dos 300 ovinos durante a seca.

Fernando Reis afirma que para produzir uma silagem de qualidade é preciso ficar atento nas três etapas do processo, quais sejam: ponto de colheita da forrageira, compactação do material para que não haja ação bacteriana e o momento exato de fechar a lona para que o material orgânico não perca suas características nutricionais. O tempo mínimo de cobertura é 25 dias, mas de acordo com o pesquisador, o sorgo ficará 40 dias coberto.

A Embrapa Gado de Corte produziu, no ano passado, 850 toneladas de silagem. Este ano, segundo Gilson Picinin da Silva, a expectativa de produção é de  2 mil toneladas, capaz de abastecer além dos ovinos, os 3 mil bovinos da Unidade.

Texto: Diana Malves ( estagiária de jornalismo)

1.127 Comments

Leave a comment

Anos anteriores