You need to set up the menu from Wordpress admin.

Semana de Combate ao Alcoolismo – Você sabe reconhecer um alcoólatra?

ANO 7 – Edição 942 – 19/7/2010

 

Beber demais é só um dos sintomas deste grave mal

Você é do tipo que não dispensa uma cervejinha nos finais de semana? Bebe goles a mais nos happy hours da empresa? Será que está virando um dependente da bebida?

 

Melhor responder com calma, porque não é nada simples diferenciar o bebedor comum do alcoólatra (ou alcoolista). O que define o alcoolismo é a perda de controle no padrão de consumo das bebidas. É isso mesmo: de acordo com os especialistas, nem sempre quem bebe demais é um alcoólatra. “O dependente é aquele que pretende beber um determinado tanto, mas não consegue parar”, explica o psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira, da Unifesp, de São Paulo, especialista em dependência química.

 

Sintomas

É aí que a compulsão pela bebida torna-se um dos sintomas mais evidentes da doença. O alcoólatra ainda pode ser identificado quando passa a deixar relações profissionais e afetivas em segundo plano; demora mais tempo para ficar embriagado, pois começa a se acostumar com o efeito do álcool, além de apresentar tremores e alucinações.

 

Fatores de risco

O fator genético, quando há incidência de casos de alcoolismo em parentes próximos, a depressão, ansiedade e problemas familiares são considerados os principais desencadeadores da doença. 

 

Em uma pesquisa feita pelo psiquiatra na Unifesp, ele demonstrou que, em um grupo de 100 dependentes, 77 já tinham ansiedade ou depressão antes de se tornarem alcoólatras. Essas pessoas procuram no álcool uma forma de automedicação, seja para relaxar ou sentir prazer, explica.  O problema pode aparecer em qualquer faixa etária, mas atinge com mais freqüência jovens entre 20 e 30 anos. 

 
Palestra
 
Dando continuidade ao Ciclo de Palestras, promovido pelo Setor de Gestão de Pessoas (SGP), no dia 26 de julho, segunda-feira, a partir das 8 horas no auditório Nelore, o Dr. Juberty Antonio de Souza (médico psquiatra e professor titular de Psiquiatria da UFMS) falará sobre a doença do alcoolismo fechando a nossa Semana de Combate ao Alcoolismo. 
 

Fonte: www.alcoolismo.com.br

105 Comments

Leave a comment

Anos anteriores