You need to set up the menu from Wordpress admin.

Reunião Brasileira de Solo trará especialista em sistemas de lavoura pecuarista

ANO 7 – Edição 961 – 4/8/2010
 
A XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, que acontecerá em Teresina-PI, nos dias 8 a 13 de agosto próximos, movimentará a cidade com uma programação recheada de temas variados na área de solo, em especial. Isso porque a programação conta com quatro grandes conferências, 11 palestras, 14 sessões técnicas e vários ciclos de debates.
 
{jcomments on}
  
Um dos temas de destaque do evento nacional que tem realização da Embrapa Meio Norte e UFPI com o aval da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) é a palestra do pesquisador da Embrapa gado de Corte, do Mato Grosso do Sul, Dr. Manoel Cláudio Macedo. Ele abordará o tema “Integração Lavoura Pecuária-Floresta como modelo para a agricultura conservacionista em diferentes biomas brasileiros”, no segundo dia do evento, 10 de agosto, a partir das 9h30, no RPH. 
 

Para Macedo, o Brasil tem vivenciado um grande desenvolvimento tecnológico com altas produtividades na agropecuária, ampliando suas exportações e a renda dos produtores. No entanto, as práticas culturais inadequadas na agricultura, tais como: contínuas ações de grades pesadas e niveladoras no preparo do solo, monocultivos contínuos, solo descoberto no outono-inverno, desmatamento e queimadas desnecessárias, etc. são fatores que têm contribuído para queda da produtividade, degradação do solo e dos recursos naturais, e emissão de gases de efeito estufa, os GEEs. 

 

“O grande desafio que se apresenta, quer na mídia, como no âmbito das sociedades civis organizadas, da própria classe agrícola ou demais áreas, principalmente as de cunho ambiental, é o da sustentabilidade da produção. Mesmo considerando os exageros, que vez por outra, se observa na mídia em geral, cresce cada vez mais a consciência coletiva de mudança de rumo, buscando um equilíbrio maior entre produzir e preservar”, considera. 

 

Segundo o pesquisador, os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (SILPFs) têm como potencial a possibilidade de introdução de um número mínimo de árvores, que diversifique a produção, aumente a renda do produtor, e ainda seqüestre o carbono de forma eficiente a ponto de neutralizar os GEEs emitidos. 

 

As inscrições continuam abertas na página eletrônica da Embrapa MN: www.cpamn.embrapa.br. 

 

Aldeia Comunicação

Redação: Larissa Cavalcante e Márcia Cristina

1 Comment

  • Does your website have a contact page? I’m having a tough time locating it but, I’d like to shoot
    you an email. I’ve got some ideas for your blog you might be interested in hearing.
    Either way, great website and I look forward to seeing it expand
    over time.

Leave a comment

Anos anteriores