You need to set up the menu from Wordpress admin.

Workshop debate controle da mosca-dos-estábulos

 

ANO 7 – Edição 981
 

A Embrapa Gado de Corte realiza nesta quinta-feira, 23, Workshop sobre mosca–dos-estábulos, um inseto hematófago que ataca, preferencialmente, equinos e bovinos, podendo atacar também outros animais domésticos e o homem. 

O evento é dirigido a profissionais que atuam no setor agropecuário com o objetivo de qualificar esses agentes para a importância epidemiológica da mosca, bem como identificar e controlar eventuais focos. {jcomments on}

Cerca de 80 pessoas participam do Workshop a ser realizado na sede da Embrapa Gado de Corte, uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), localizada em Campo Grande, MS, à BR 262, km 4. Os participantes serão recepcionados a partir das 9 horas no auditório da empresa. Serão apresentadas três palestras no período da manhã e a tarde debate sobre o tema e visita ao confinamento da Embrapa. 

O Workshop vai apresentar e debater os problemas causados pela mosca, como evitar infestações, formas de controle e resistência. As apresentações serão feitas por especialistas como a do professor Fernando Paiva da UFMS e dos pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, João Batista Catto e Wilson Werner Koller.

A mosca-dos-estábulos causa perda de sangue nos animais e, dependendo da infestação, provoca estresse e alterações no comportamento, vindo a contribuir para a redução de ganho de peso e da produção de leite.

No ano de 2009, especialmente no segundo semestre, foram verificados surtos com infestações dessa mosca em usinas sucroalcooleiras e em fazendas de produção pecuária circunvizinhas na região sul de Mato Grosso do Sul. Esse tipo de surto não é um fato novo no Brasil, apontam pesquisadores da Embrapa, tendo já sido reportado nos estados de Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo, ocorrendo próximo a áreas canavieiras e/ou em confinamento de bovinos, associados ou não às usinas alcooleiras ou sucroalcooleiras.

O período de desenvolvimento, ou ciclo evolutivo dessa mosca (ovo até adulto), é completo em torno de duas a três semanas em climas quentes, podendo durar mais de dois meses em climas temperados.

Durante o Workshop pesquisadores vão alertar os participantes quanto à busca de  medidas preventivas ao desenvolvimento da mosca, tanto na usina como nas propriedades de produção pecuária.

A mosca-dos-estábulos se desenvolve em resíduos orgânicos de origem vegetal ou animal, em processo de decomposição ou de fermentação.

 
PROGRAMAÇÃO

9 horas: entrega de materiais aos participantes inscritos

9h15 às 10 horas: Palestra “Conhecendo a mosca-dos-estábulos: biologia e importância epidemiológica”;

10h15 às 11 horas: Palestra: “Controle químico e resistência em mosca-dos-estábulos”;

11 horas às 11h45: Palestra: “Controle integrado da mosca-dos-estábulos”;

12h45 às 14h45: Debate e

15 horas às 16 horas: visita ao confinamento.

 

O evento é uma iniciativa da Associação dos Produtores de Bioenergia de MS (BioSul), com participação dos técnicos da Seprotur, Iagro e Agraer. A realização é da Embrapa Gado de Corte com coordenação da Área de Comunicação Empresarial (ACE).

 

texto: Eliana Cezar

 

 

 

300 Comments

Leave a comment

Anos anteriores