You need to set up the menu from Wordpress admin.

Visita à Embrapa está na programação da ANPROTEC 2010

ANO 7 – Edição 982

Com o tema “Desbravando campos inovadores,  desenvolvendo   empreendi-
mentos sustentáveis”, o XX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e o XVIII Workshop ANPROTEC trazem a Campo Grande, de 20 a 24 de setembro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, uma visão abrangente e objetiva do papel dos parques e incubadoras do país.

 

{jcomments on}

 

Realizado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o evento tem como organização local a Prefeitura Municipal de Campo Grande apoiada pela Rede Sul-Mato-grossense de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (RedeMS).

  

Durante a semana, os temas mais debatidos pelos participantes, entre eles, os colegas da Unidade, Erno Suhre, Luis Leal, Haroldo Pires de Queiroz, José Alexandre Agiova da Costa e Paulo Henrique Biscola, são: comercialização de tecnologia, linhas de financiamento, venture capital, gestão da incubadora, propriedade intelectual, seleção de empresas inovadoras, o papel dos parques tecnológicos no desenvolvimento de territórios, economia criativa, energias limpas, agronegócios, ciências para a vida, dentre outros. 

 

A presença da Embrapa é necessária visto que a Empresa tem o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e Transferência de Tecnologia (Proeta), coordenado pela Assessoria de Inovação Tecnológica (AIT), no qual há ações nacionais e regionais que envolvem a parceria com incubadoras locais para a disponibilização dos produtos marca Embrapa. Na Gado de Corte os analistas Luiz Antonio Dias Leal e Eliana Cezar integram o macroprograma desta proposta. 

 

“O Proeta tem por objetivos, transferir tecnologias, produtos e serviços gerados pela Embrapa para a iniciativa privada; contribuir para a geração de empresas de base tecnológica agropecuária; apoiar a disseminação de uma cultura de inovação e empreendedorismo; contribuir para a geração de emprego e renda, premissas compartilhadas por este evento da ANPROTEC”, afirma o analista de marketing e transferência de tecnologia, Luiz Leal. 

 

O chefe adjunto de comunicação e negócios, Paulo Henrique Biscola, lembra ainda que “um dos maiores problemas enfrentados nos processos de P&D e TT é transformar conhecimento em tecnologia, produtos e serviços. Nesse contexto, a transferência de tecnologia pode ser realizada por meio de cursos, dias de campo e palestras, mas há outras formas de transferi-la como a criação de empresas start ups (iniciadas em incubadoras) e licenciamentos de tecnologias, portanto a capacitação e os relacionamentos proporcionados pelo evento da ANPROTEC aos empregados que trabalham nas Áreas de Negócios (ANT) e de Comunicação (ACE) são fundamentais”, avalia Biscola.

 

No seminário serão realizados minicursos, palestras, painéis e debates sobre como o empreendedorismo inovador pode e deve acelerar o desenvolvimento econômico e social do Brasil e a sessão de encerramento contará com a entrega do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, nas categorias de Melhor Incubadora de Empresas Orientadas para a Geração e Uso Intenso de Tecnologias, Melhor Incubadora de Empresas Orientadas para o Desenvolvimento Local e Setorial, Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo Inovador, Melhor Parque Tecnológico, Melhor Empresa Incubada e Melhor Empresa Graduada.  

 

Na sexta-feira, dia 24, a programação do Anprotec chega a Gado de Corte quando um grupo de, aproximadamente, 50 pessoas, realizará uma visita técnica ao Centro. No auditório Nelore, os técnicos da Unidade farão um painel sobre as tecnologias da Empresa, acompanhados de especialistas da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS) e Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS). Ao final, a comitiva conhecerá o campo experimental (Dinapec) e o Centro Tecnológico do Couro (CTC) e a visita encerra-se com um almoço de confraternização na Associação de Empregados da Embrapa (AEE). 

Redação: Dalízia Aguiar

981 Comments

Leave a comment

Anos anteriores