You need to set up the menu from Wordpress admin.

Embrapianos na Volta das Nações

Foto Divulgação
Domingo tem largada da Meia-Maratona

ANO 7 – Edição 993
 

No próximo domingo, dia 10, os colegas Antonio do Nascimento Rosa, Quintino Izidio dos Santos, Lúcia Fatima de Almeida Rosa e Zivaldo Alves de Almeida têm um encontro marcado a partir das 7 horas, no Centro de Convenções e Exposições Albano Branco. Trata-se da Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações, que acontece em Campo Grande-MS, e agora está no calendário oficial da Confederação de Atletismo possibilitando assim que os atletas somem pontos no ranking oficial da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo).
  

A corrida foi dividida em quatro categorias: industriários, trabalhadores e empresários das indústrias; e Elites A, B e C para atletas profissionais. Após a largada no Albano Franco, o percurso da Volta passará pela Assembléia Legislativa, Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, Parque dos Poderes, Batalhão da Polícia Militar, Avenida Afonso Pena na entrada do Parque das Nações Indígenas, Via Parque, Parque do Sóter, Avenida Mato Grosso e chegada novamente à largada. O percurso será de 21,097 quilômetros e ainda terá duas provas simultâneas – uma corrida de 10 quilômetros e uma caminhada de 5.

 

Dentre os atletas já inscritos estão Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista olímpico, e os maratonistas Elenilson da Silva, Luís Paulo da Silva Antunes, Edmilson Rodrigues dos Santos, José Aparecido Porto Pereira, Raimundo Nonato Souza Aguiar, Giovane dos Santos, dentre outros. Os corredores internacionais também se interessaram pela disputa. Dos sete inscritos, três são do Quênia – Titus Kipkosgei Kibii, Joshua Kiprugut Kemei e Eunice Jepkirui Kirwa.

 
No meio de tantos atletas estão os nossos colegas embrapianos, integrados no Programa de Qualidade de Vida da Empresa. Com a Corrida de Reis (Cuiabá-MT), a Volta das Nações 2009 e a Corrida da Copa 2010 no currículo, o pesquisador Antonio Rosa estabeleceu uma meta e tentará superá-la: terminar os 10 Km em menos de uma hora. Depois de uma queda, ele se afastou do futebol e começou a acompanhar a esposa, Lúcia, em caminhadas, “até que um dia senti vontade de agilizar os passos, correr um pouco e gostei”. Como dica, ele destaca que “para se correr 10 Km é preciso manter um pouco o pique senão, não vai”.
 
Sua esposa, Lúcia Fatima, estará ao seu lado no domingo, mas na categoria caminhada. Pelo prazer em participar e valorizar o evento, a secretária do Comitê Técnico Interno (CTI) da Unidade também esteve na Volta das Nações 2009, e assim, como o esposo pratica exercícios físicos regularmente. “No mínimo 3 vezes por semana caminho. Abaixo o sedentarismo”, propõe.
 
No mesmo pique do casal está o analista da Gado de Corte, Quintino Izidio dos Santos. Corredor de carteirinha e nadador nas horas vagas, Quintino conta que com o tempo participar de uma prova como essa dá menos frio na barriga e se exercitar é algo tão presente em seu cotidiano que na ausência “sente muita falta”.
 
Os benefícios da prática de exercícios físicos já foram ditos e confirmados por dezenas de especialistas e atestados na literatura. Porém vale relembrar que a boa forma não é apenas uma questão estética; acima de tudo de saúde e de bandeja uma terapia para a alma, mas seus efeitos positivos somente serão vistos quando o exercício for feito de forma regular, moderada e gradual, e claro, acompanhado de recomendação médica e de um bom profissional.
 
 
Redação: Dalízia Aguiar

111 Comments

Leave a comment

Anos anteriores