You need to set up the menu from Wordpress admin.

Dinapec atrai grandes e pequenos produtores

ANO 7 – Edição 1.034

dinapec2011aTermina nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, a 6ª Dinapec, evento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizado na Unidade de Campo Grande, MS. A programação do evento inclui roteiros tecnológicos, palestras e minicursos com entrada e estacionamento gratuitos.

 

{jcomments on}

Nesta manhã foram realizados três minicursos e duas palestras, além das dinâmicas a respeito de integração lavoura-pecuária, pastagens e melhoramento animal e reprodução. E nesta tarde as atividades começam a partir das 12h45. Os minicursos das 13h30 às 16h30 e a palestra sobre Sistemas de Monitoramento para Produção Agrícola Sustentável, das 14 às 15 horas. 

Os minicursos, como as demais atividades, têm atraído grande número de participantes. Os temas a serem apresentados nesta tarde são: Conhecendo a Carne que você Consome, Implantação do Consórcio-Milho-Brachiaria e Crédito Rural. O público da Dinapec é variado: estudantes, profissionais das ciências agrárias, pequenos e grandes produtores dentre outros. Os temas escolhidos para esta Dinapec foi baseado em solicitações de clientes e participantes de eventos anteriores e o resultado é um significativo aumento de visitantes, avalia o coordenador do evento, Websten Cesário da Embrapa Gado de Corte. “Este ano contamos com o apoio de parceiros que foram fundamentais para que alcançássemos nossos objetivos, como o da Prefeitura de Campo Grande, que por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do Agronegócio (SEDESC) ajudou na divulgação e distribuição de convites para participação do evento”, disse Cesário, acrescentando outros importantes parceiros como a Agraer, Famasul, Acrissul, UFMS, Uniderp-Anhanguera, Sindicato Rural de Campo Grande, Programas ILPF e Geneplus, Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental, Canal do Boi e Agromix, Braseq, Bunge e Coimma.  O resultado foi o aumento de visitantes na Dinapec deste ano como o de grupos de agricultores familiares.
Dinapec atrai agricultores familiares 

A comunidade Quilombola Chácara Buriti, de Campo Grande, MS, que pela primeira vez compareceu na Dinapec, se mostrou satisfeita com o evento. Antonia Suzi e Jainara Nedina Domingos, duas agricultoras da turma de 33 participantes do minicurso sobre produção de sementes de milho, gostaram das explanações do pesquisador Diego de Oliveira Carvalho, fitopatologista da Embrapa Milho e Sorgo de Minas Gerais . “Aprendemos muitas técnicas que não conhecíamos e agora vamos aplicar na comunidade porque queremos melhorar e aumentar nossa produção”, disse Antonia, entusiasmada com a aula que assistiu. No curso o pesquisador Diogo abordou o manejo integrado de pragas – formas de controle das principais pragas do milho e sua importância nos resultados do produto final, controle das plantas daninhas e como deve ser feita a seleção de espigas de milho. “As melhores espigas são as que estão em pé e sadias –  sem carunchos e manchas no sabugo, mais pesadas e inteiras”, enfatiza o pesquisador. Essas e outras dicas de beneficiamento de sementes e armazenamento chamaram atenção dos participantes que tiveram oportunidade de tirar dúvidas e trocar informações com o pesquisador durante a aula.

Outro curso que superou o número de vagas foi o da Produção Intensiva de leite a Pasto. Os organizadores tiveram que preparar uma sala maior para atender o número de inscritos três vezes maior que o previsto.

Para visitar os 32 hectares da Dinâmica e participar da palestra e dos minicursos basta se dirigir à BR 262, km 4, na saída para Aquidauana.
Outras informações: HTTP://dinapec.cnpgc.embrapa.br/2011

 

Redação Eliana Cezar

Leave a comment

Anos anteriores