You need to set up the menu from Wordpress admin.

Como se elaborar projetos competitivos é tema de curso na Unidade

ANO 7 – Edição 1.082

 

DSC01047Desenvolver e aprimorar a capacidade de pesquisadores e analistas em elaborar projetos competitivos, esse é o objetivo do treinamento em Elaboração de Projetos Competitivos que começou hoje na Unidade e segue até sexta-feira. O Núcleo de Apoio à Programação (NAP), juntamente com o Setor de Gestão de Pessoas (SGP), espera capacitar, aproximadamente, 40 profissionais da Gado de Corte, contratados a partir de 2009, em propostas inovadoras e competitivas.{jcomments on}

 

 

Os instrutores Milene da Silva Castellen e Juarez Barboza Tomé Jr. do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Embrapa descreveram os princípios orientadores do Sistema Embrapa de Gestão e a aplicação dos mesmos na elaboração de projetos; a utilização da ferramenta Ideare; a estrutura dos macroprogramas ; e os pontos-chaves de um modelo estruturado e ressaltaram o quanto é necessário o conhecimento desses conceitos ao se propor um projeto. “Muitas vezes uma proposta chega como MP2 e é um MP3”, revela Tomé. O gestor do Ideare conta ainda que a ferramenta está em fase de aperfeiçoamento e as observações levantadas no Centro serão encaminhadas à Sede.

 

Além dos monitores de Brasília-DF, o curso terá César Heraclides Behling Miranda, Cleber Oliveira Soares, Rodrigo Carvalho Alva, Rosangela Maria Simeão Resende, Sérgio Raposo de Medeiros, Lúcia Gatto e Roberto Maróstica da Embrapa Gado de Corte abordando os editais existentes; os principais problemas nos projetos enviados ao NAP da Unidade; a grade lógica e sua relevância para o planejamento e avaliação de projetos de pesquisa; os valores de uma linguagem clara e objetiva; a estruturação de uma proposta; e o orçamento e as despesas administrativas.

 

Gestor do NAP da Gado de Corte, Roberto Giolo, frisa que a capacitação veio, principalmente, para os pesquisadores novos e analistas e atualização dos demais em relação aos macroprogramas, com ênfase em MP2. “Atualmente, nossa carteira de projetos está muito voltada para MP3 e precisamos ampliar nossas submissões em MP2, em projetos em rede”, avalia Giolo.

 

Contratados no último ano, os pesquisadores Alexandre Romeiro de Araújo, Davi José Bungenstab e Sanzio Barrios acreditam nos resultados do treinamento. “A princípio parece um pouco complexo, mas sabemos que não é e teremos mais embasamento para o que se deve fazer e como fazer”, espera Alexandre. O veterinário Davi Bungenstab observa a visão de todo que estão recebendo, o aprofundamento em cada aspecto e “as dicas de como se elaborar um projeto”. Propostas competitivas e inovadoras, um desafio que o Sanzio Barrios acredita ser possível cumprir e um dos pontos de partida é conhecer as falhas recorrentes das propostas e como corrigi-las. “Esclarecendo conceitos”, resumiu a secretária do NAP e do Comitê Técnico Interno (CTI), Lúcia Fátima de Almeida Rosa.

 

Para dar cumprimento ao Plano Diretor vigente da Unidade, o envio de iniciativas de impactos é primordial, afirma o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Valdemir Laura, no qual as tendências identificadas elencam, dentre outros fatores, a geração de tecnologias que incrementem a reprodução animal, com o objetivo de geração de novos genótipos e a sustentabilidade do sistema de produção de bovinos de corte.

 

Redação: Dalízia Aguiar

 

Leave a comment

Anos anteriores