You need to set up the menu from Wordpress admin.

Parlamentares garantem apoio de emendas à Embrapa

ANO 7 – Edição 1.089 

Em reunião realizada nesta sexta, dia 8, no auditório da unidade, parlamentares garantiram apoio à Embrapa na elaboração de emendas que atendam às necessidades das três unidades de MS – Gado de Corte, Agropecuária Oeste e Pantanal. 

Estiveram presentes à reunião os senadores Waldemir Moka e Antonio Russo Neto. O senador Delcídio Amaral estava representado pelo seu assessor Edmar Pereira Maciel. Os deputados federais Edson Giroto, Luiz Henrique Mandetta e Reinaldo Azambuja Silva também estavam presentes, bem como a Secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. Do lado da Embrapa estavam presentes o diretor-presidente Pedro Arraes, os chefes-gerais das três unidades de MS e seus adjuntos, além de pesquisadores. 

Durante a reunião os parlamentares conheceram o trabalho da instituição, suas contribuições, demandas e necessidades. Alguns resultados do Balanço Social de 2010 foram mostrados  como por exemplo, os impactos das pesquisas que geraram lucro para o País; a cada real investido na Embrapa houve um retorno para a sociedade de R$ 9,35. E mais, a criação de cerca de 90 mil empregos por meio da geração de tecnologias, produtos e serviços. Outro dado do Balanço que chamou a atenção foi o incremento da produtividade com tecnologias desenvolvidas em diversas áreas como de forrageiras, produção de grãos, sanidade animal e outras. 

Após as apresentações, os parlamentares se pronunciaram a respeito do reconhecimento e da importância do trabalho da Embrapa. Um dos pontos ressaltados pelas partes foi a interação que deve ser reforçada e continua. “O entrosamento irá facilitar a tomada de decisões para elaboração de emendas destinando recursos para pesquisas”, disse o senador Moka que comentou a necessidade de fortalecer os três centros do MS. “A Embrapa é referência no Estado e muito tem contribuído para o desenvolvimento agropecuário no Estado”, complementou. Ele confirma sua disposição de colaborar com a empresa na alocação de recursos por meio de emendas.

Para o deputado federal Reinaldo Azambuja Silva a pesquisa de excelência dá segurança aos produtores rurais. “Por isso é importante entendermos as demandas da Embrapa para formularmos emendas que ajudem a fortalecer os trabalhos da instituição em MS”. 

Há pelo menos cinco anos a Embrapa se beneficia com emendas parlamentares, o que tem proporcionado resultados significativos para o País, como a construção em 2010 da Embrapa Agroenergia (Brasília-DF) para a produção de energia de biomassa, formando times de competências em biologia energética, conversão de matérias-primas energéticas, aproveitamento de resíduos para produção de co-produtos e novos materiais, e gestão do conhecimento em agroenergia, entre outros. 

Documentos da empresa atestam os benefícios dos recursos adicionais que tem possibilitado a alguns centros a realizarem projetos complementares como a viabilização na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), da ação de fortalecimento e segurança alimentar do povo Krahô pelo enriquecimento dos quintais indígenas e da matriz energética de sua associação. Outro benefício foi na Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE) que reforçou sua infraestrutura de suporte à pesquisa nas culturas da agricultura familiar, notadamente as culturas da mandioca e do milho para silagem, em atendimento às demandas dos agricultores da região agreste de alagoas. 

Os chefes-gerais gostaram da reunião e perceberam a necessidade que os parlamentares têm de conhecerem melhor o trabalho da Embrapa para subsidiá-los na tomada de decisão e elaboração de emendas. “Ficou clara a pré-disposição dos parlamentares em colaborar com a Embrapa para que esta possa continuar contribuindo para o desenvolvimento do Estado”, disse o chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Mendes Lamas. 

Cleber Oliveira Soares, chefe-geral da Gado de Corte disse que o próximo passo será uma reunião com os líderes das três unidades do Estado para consolidar propostas e apresentar aos parlamentares. O encontro deve acontecer ainda em julho, em Dourados, para a elaboração de um plano de trabalho integrado com vistas a atender as demandas do Estado. 

Quem também ficou satisfeito com o resultado da reunião foi o presidente Arraes. “Foram colocados pontos fundamentais da pesquisa, e o que esperamos são emendas que contemplem as necessidades das unidades de MS e do Estado, como na área de pastagem”. O presidente garantiu também a alocação de recursos, nas três unidades, provenientes de emendas da bancada federal de MS. 

 

Texto:

Jornalistas Eliana Cezar Silveira  e 

Sílvia Zoche Borges (Embrapa Agropecuária Oeste)

{jcomments on}

388 Comments

Leave a comment

Anos anteriores