You need to set up the menu from Wordpress admin.

Vem aí, a 7ª JCGC 2011

Ano 7 – nº 1114 

 

O que a Embrapa tem em comum com Sócrates? Certamente não é a nacionalidade, ou mesmo, o período entre eles. Haja vista que o filósofo grego morreu há mais de duas milhas de distância na linha do tempo que nos corta. Todavia, ele tem algo em comum com a Embrapa: acreditam que a ciência e a virtude não se separam e que, portanto, o exercício do pensar é um ato político do cidadão, pois como diz o filósofo para agir bem é necessário conhecer bem.

 

 

 

{jcomments on}

 

 

Quem ainda não viu muita relação com a Embrapa não sabe que o tema deste ano da 7ª Jornada Científica da Embrapa Gado de Corte (JCEGC), que acontece entre os dias 26 e 28 de outubro, aborda a questão da “Ciência e Cidadania”. Criada com o intuito de valorizar o trabalho de estagiários, bolsistas e pós-graduandos, a Jornada promove por três dias uma série de apresentações com o objetivo de estimular e expor a produção científica dos acadêmicos ligados à Unidade.

 

Ao longo dos anos, a JCEGC tornou-se um ambiente aberto e dinâmico, propício para a troca de ideias entre alunos, pesquisadores e demais participantes. Nesta edição o ponto central, como foi dito, é a relação entre o pesquisador e o cidadão. De acordo com a coordenadora da Jornada 2011, Marlene de Barros Coelho a questão da cidadania perpassa pela intenção de mostrar que o pesquisador também é um cidadão e por isso sua conduta ética não deve se limitar ao seu campo de trabalho, pelo contrário, deve extrapolá-la.

 

“A ética não se aplica somente a integridade do trabalho científico, mas a tudo. Devemos entender isso. Afinal não se faz ciência sozinho. Trabalhamos em equipe, vivemos em coletividade e isso implica em saber respeitar e tratar o outro com dignidade, tanto dentro da Embrapa, como fora, seja no trânsito, seja no cotidiano”, observou Marlene.

 

De fato, explicou a pesquisadora  de nanotecnologia que apesar da temática da ética ser recorrente de outras edições, a 7ª muda o foco colocando o debate num ambiente mais amplo, de contorno holístico. “É uma visão mais humanista”, afirmou.

 

O evento contará com a participação dos palestrantes Mauricio Antônio Lopes, diretor-executivo de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa, do presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul) Eduardo Riedel, dentre outros.

 

Pré-Jornada – Antecipando as atividades da JCGC, no dia 3 de outubro, segunda-feira, será realizada, no auditório Nelore, às 15 horas, a palestra intitulada “Redação para trabalhos científicos”, ministrada pelo analista Rodrigo Carvalho Alva, editor da Unidade.

 

Segundo a organização a iniciativa tem como objetivo ensinar algumas técnicas de produção textual para artigo científico dando aos participantes dicas de como escrever com clareza e objetividade.

 

Participação – As inscrições de trabalhos já estão abertas e podem ser feitas até o dia 5 de outubro, quarta-feira. Vale lembrar que a ficha de inscrição deve ser entregue ao João Gomes da Costa, no Setor de Gestão de Pessoas, após o envio do resumo do trabalho no endereço eletrônico jornada@cnpgc.embrapa.br.

 

Para efetuar a inscrição os candidatos devem entregar junto à ficha quatro litros de leite longa vida que serão doados a uma instituição de caridade e pilhas sem carga ou bateria de celular para descarte. A entrega das pilhas ou bateria não é obrigatória.

 

As normas de formatação de trabalhos estão disponíveis na página da Jornada dentro do portal da Unidade:

 

 http://www.cnpgc.embrapa.br/eventos/jornada/jornada7/index.php

 

Redação: João Costa Jr.

Leave a comment

Anos anteriores