You need to set up the menu from Wordpress admin.

Treinamento discute segurança e saúde na aplicação de produtos fitossanitários

Ano 7 – nº 1125

 

A aplicação de defensivos fitossanitários, os chamados agrotóxicos, é uma tarefa importante na atividade agropecuária. O seu uso garante a defesa do plantio contra pragas e ameaças externas. O que ele nem sempre assegura é a segurança de quem aplica, por isso o responsável pela tarefa está susceptível a problemas de saúde. Para evitar tais complicações e melhorar a segurança o Setor de Gestão de Pessoas (SGP) realizou na Embrapa, no final de outubro, o treinamento: “Segurança e Saúde do Aplicador de Produtos Fitossanitários e Uso Correto de Produtos Fitossanitários”, com a equipe de campo da Unidade.

 

 

 

{jcomments on}

Com o objetivo de capacitar, o evento tratou de questões como, defesa vegetal, boas práticas agrícolas no campo e tecnologia de aplicação. Além das palestras, os participantes acompanharam uma aula prática, onde aprenderam a identificar o filtro e o conjunto de bicos mais adequado para o pulverizador hidráulico, o ajuste do trator no engate da bomba e outros cuidados que são indispensáveis na segurança do aplicador.

 

Segundo o diretor-geral do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Hamilton Ramos, instrutor da capacitação, esse tipo de curso estimula o olhar crítico daqueles que manuseiam o produto, aumentando a segurança do trabalho. “O objetivo da tecnologia de aplicação é acertar o alvo na quantidade necessária, de forma econômica com o mínimo de desperdício e contaminação”, explica.

 

A falha mais comum, argumenta Ramos, é quando o erro se torna paisagem, ou seja, quando não se reconhece mais o problema como problema e é visto apenas como uma parte integrante do todo, sem um olhar crítico. Para Ramos esse comportamento elimina a segurança e prejudica não apenas o aplicador, mas a principal função da atividade: a defesa fitossanitária.

 

CIPA

 

O treinamento realizado pelo SGP é uma iniciativa que contempla as ações da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Unidade, que recentemente trocou de diretoria após eleições em setembro.

 

A posse da nova gestão da CIPA – 2011/2012 aconteceu no dia 18 de outubro de 2011 e designou a seguinte diretoria: José Gomes de Almeida, presidente; Sebastião Jorge Franco, vice-presidente; Celso Souza Martins, membro titular; Wagner dos Santos Zanoni (membro suplente) e Rosane da Silva (membro suplente).

 

Redação:João costa Jr.

243 Comments

Leave a comment

Anos anteriores