You need to set up the menu from Wordpress admin.

Simpósio Internacional sobre Melhoramento de Forrageiras começa hoje em Bonito

Ano 7 – nº 1127

logonovaA terceira edição do Simpósio tem inicio a partir das 14 horas desta segunda-feira,com inscrições e entrega de material aos participantes. O evento é uma realização da Embrapa Gado de Corte e vai acontecer no Hotel Zagaia, que fica na cidade de Bonito, MS. A abertura do evento está programada para às 17h30 e será marcada com a presença de várias autoridades, entre elas a do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Maurício Antonio Lopes, do Superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado, do chefe-geral da Unidade, Cleber Soares entre outras.


{jcomments on}

A palestra de abertura está a cargo do pesquisador Giampaolo Pellegrino, da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas), e será sobre mudanças climáticas e seus impactos na agricultura, tema principal do Simpósio.Uma série de apresentações e debates estão programadas para o evento que vai até o dia 11  de novembro.  


O Simpósio Internacional sobre Melhoramento de Forrageiras (SIMF) é voltado para estudantes graduados e pós-graduados em ciências agrárias e biológicas, técnicos da área de pastagens, pesquisadores e professores que atuam em melhoramento genético vegetal. O objetivo principal é discutir temas ligados ao melhoramento de forrageiras incluindo linhas de cooperação, parcerias e estratégias para reforçar a importância das pastagens na produção animal brasileira.


Segundo a coordenadora do 3º SIMF, pesquisadora Cacilda Borges do Valle, a realização dos simpósios têm propiciado avanços significativos como aumento da participação da iniciativa privada nas discussões e de profissionais e especialistas estrangeiros ocorrendo maior interação no setor.

Para a pesquisadora a escolha do tema é oportuna, pois as mudanças climáticas influenciam na produção do campo e a demanda por novos exemplares adaptados deve ocorrer.  “Novas opções de forrageiras devem ser selecionadas tanto para atender resistência a alagamentos como secas prolongadas”, afirma. Nesse sentido, estudos genéticos com o Marandu, por exemplo, um dos capins mais utilizados pelos produtores de gado do Brasil, está em andamento, visando exemplares mais resistentes à diversidade de solo.   


Durante a semana serão debatidos a pecuária e o meio ambiente, melhoramento de forrageiras x redução de impactos ambientais da pecuária, intensificação dos estresses térmicos e hídricos das pastagens, resistência de plantas a doenças, o uso de nitrogênio em sistemas agrícolas, recuperação de pastagens degradadas e impactos da pecuária na emissão de gases de efeito estufa, dentre outros que poderão ser conhecidos no endereço: http://simf.cnpgc.embrapa.br/2011/  


Além da pesquisadora Cacilda, respondem pela organização técnica do evento as pesquisadoras, Liana, Rosângela, Lucimara, Letícia, Karem e especialistas de outras instituições.

 

 

Texto: Eliana Cezar

 

 

1.321 Comments

Leave a comment

Anos anteriores