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Embrapa lança perfis e manual de conduta em mídias sociais

Ano 8 – nº 1.149


O primeiro perfil oficial corporativo da Embrapa em mídias sociais começou a funcionar. O @embrapa, no Twitter, foi lançado junto com outros dois perfis temáticos no Facebook e no Youtube durante as solenidades de 39 anos da Empresa. Os seguidores do @embrapa encontrarão novidades sobre tecnologias e ações de diferentes Unidades da Empresa, informações sobre produtos e serviços oferecidos à sociedade, além de conteúdos relacionados à agricultura publicados por parceiros, autoridades ou sites especializados.

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Junto com o lançamento dos perfis, a Embrapa disponibilizará ainda o “Manual de Conduta nas Mídias Sociais” direcionado para empregados, bolsistas, estagiários e prestadores de serviços. O documento aponta o que eles devem fazer, não fazer ou ficar atentos quando falarem ou compartilharem conteúdos da Embrapa em mídias sociais. No Manual há desde regras gerais de etiqueta até orientações específicas de uso de diferentes mídias sociais, considerando a missão da Embrapa e o contexto de quem atua em uma instituição de pesquisa, em um órgão público.


Para administradores de perfis oficiais, um outro documento deve estar disponível nesta semana no Boletim de Comunicações Administrativas (BCA). O “Embrapa nas Mídias Sociais” apresenta os objetivos da atuação da Empresa nessas mídias, oportunidades e riscos, orientações para abertura de perfis oficiais e uso da marca, bem como aspectos legais e regulatórios. Os dois documentos foram elaborados por um Grupo de Trabalho coordenado pela Secretaria de Comunicação (Secom) e composto por profissionais de Unidades Centrais e Descentralizadas.


Para o diretor-presidente, Pedro Arraes, o uso responsável de mídias sociais pode contribuir para tornar a Ciência mais acessível para o público leigo. “Os empregados e colaboradores da Embrapa podem colaborar com ampliação do nível de discussões em mídias sociais, agregando informações técnicas e esclarecendo questões envolvendo a área de atuação da Empresa”, comenta. O Manual de Conduta em Mídias Sociais aponta, porém, que é importante deixar claro quando determinada opinião é pessoal e só divulgar aquilo que já está público, além de dar créditos aos autores e indicar links para informações oficiais, quando for possível.

 

Confira abaixo outras instruções do Manual. Mais informações no site:

  • O nome da Embrapa só deve ser usado em perfis, grupos, blogs ou hotsites oficiais. Se quiser criar um perfil com finalidade profissional envolvendo a Embrapa, entre em contato com a área de comunicação da sua Unidade.
  • Você pode falar da Embrapa em seus perfis pessoais nas mídias sociais, ajudando a tornar mais conhecidas as tecnologias e ações para quem precisa.
  • O horário de expediente, os computadores e a internet da empresa são para atividades de trabalho. Tenha bom-senso. Não prejudique a empresa ou a sua equipe ficando horas em conversas pessoais na internet.
  • Resolva os problemas de trabalho dentro da Empresa. Procure o seu chefe ou instâncias superiores, se necessário. Evite expor esses assuntos internos nas mídias sociais.
  • Procure participar de ambientes que proporcionem oportunidades de atualização profissionais e troca de experiências na sua área de atuação.
  • Esteja aberto a sugestões e transforme críticas em oportunidades para melhoria de ações, produtos e serviços da Empresa.
  • Lembre-se que liberdade de expressão exige responsabilidade. Você será responsável por tudo o que publicar, assim como já é pelo que faz no dia-a-dia.
  • Avise a área de comunicação da sua Unidade se encontrar algum conteúdo crítico sobre a Empresa nas mídias sociais que mereça atenção. Sua ajuda pode evitar crises ou ajudar a Empresa a aperfeiçoar sua atuação.

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Redação: SECOM/Sede

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