You need to set up the menu from Wordpress admin.

Agendas lotadas!

Ano 8 – nº 1.181

 

dsc00387Para este último trimestre de 2012, a agenda dos empregados da Embrapa Gado de Corte está cheia.  Capacitação é a palavra a preencher os dias dos colaboradores. Com recurso em caixa, em torno de 74 mil, liberados pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), a Unidade iniciou os treinamentos dos empregados, priorizados em 2011 pelos setores.

 

Na lista pode-se citar o “Seminário Internacional de Segurança no Trabalho”, o “Curso Oficial de Introdução ao MPS.BR”, o “Curso NR 10 – Segurança em instalações e serviços com eletricidade”, o “Curso Corel Draw”, o “Curso Web 2.0 aplicada à Defesa Agropecuária”, a “Palestra Liderança Coaching”, o “Treinamento técnico-operacional para ABI 3130 Genetic Analyzer”, o “Curso Amostragem e análise de solos” e o “Curso Básico de Bioinformática (2 módulos )”. Aproximadamente, 100 funcionários foram ou estão em capacitação no Centro, alguns frequentaram mais de um curso, que abrangeu 9assistentes, analistas e pesquisadores.

 

Web 2.0 aplicada à Defesa Agropecuária foi tema de um deles, as equipes de comunicação, transferência, tecnologia da informação e desenvolvimento institucional participaram. Para o editor Rodrigo Carvalho Alva e o administrador Erno Suhre, apesar do universo 2.0 não integrar o cotidiano de trabalho de cada um deles, o aprendizado e conhecimento adquiridos será levado na bagagem.

 

Com aulas, ora práticas ora teóricas, o grupo de empregados do campo experimental, produção animal, Fazenda Modelo, produção animal, máquinas e veículos e infraestrutura aprenderam com o instrutor do SENAR/MS, Rui Marrecas, a controlar as formigas cortadeiras. Identificação, biologia, prejuízos e controle foram abordados pelo técnico em agricultura. “Vou virar tamanduá e esticar a língua’, brincou Rubens Beluzzo Ribeiro, assistente na Fazenda Modelo. Em tom mais sério, Beluzzo revela que acreditava conhecer o comportamento das formigas, porém “sabia muito pouco. Inimigos naturais e a demarcação do território são assuntos que desconhecia, por exemplo”.

 

A colega Raquel Bethania Rezende Abreu, com um ano de Empresa, está em seu 3º treinamento. Atuando no campo experimental da Sede da Gado de Corte, Raquel participou do curso sobre maquinários e utilização de motosserra. Nesse de controle de cortadeiras, Raquel conta não ter tido contato com o tema e nem experiência, por isso, a capacitação “foi proveitosa, já que agora tenho noção de um controle correto e, acima de tudo, eficaz”.


dsc00381

Outra equipe, formada por pesquisadores e laboratoristas, teve como objetivo ser treinada no manuseio do sequenciador ABI 3130. O equipamento, localizado na área técnica de pesquisas em sanidade animal será compartilhado entre os pesquisadores. Multiusuário, a intenção é não deixar o ABI 3130 ocioso.

 

Recém-contratada, a bióloga Anna Beatriz Ferreira, destaca que a tendência mundial é “implementar sistemas desse tipo e não nos faltam exemplos de equipamentos multiusuários bem aproveitados dentro e fora do Brasil. Alguns dos benefícios mais esperados são a otimização da utilização de recursos e a maior eficiência na geração de conhecimento a partir das pesquisas realizadas na Unidade”.

 

De acordo com Fernando Faleiros, responsável pelas capacitações do Centro, em fase de contratação está o curso para atuação com NR-35 – trabalho em altura, primeiros socorros e resgate – e ainda acontecem “ações de capacitação individual em diversas áreas de conhecimento e atuação da Embrapa”. Para 2013, a qualificação atrelada à qualidade permanecerá na agenda dos colaboradores. 

 

Redação: Dalízia Aguiar

2.067 Comments

Leave a comment

Anos anteriores