You need to set up the menu from Wordpress admin.

Embrapa discute a Transferência de Tecnologia e seu fortalecimento

Ano 8 – nº 1.182

Com o objetivo de fortalecer a Transferência de Tecnologia (TT) da empresa será realizado durante os dias 20, 21 e 22 de novembro, na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, MS, o 1º Workshop sobre o tema em questão. 

Especialistas no assunto vão debater temas voltados para as áreas de inovação tecnológica, prospecção de mercado, transferência de tecnologia por incubação de empresas, propriedade intelectual, proteção/gestão do conhecimento e metodologias de transferência de tecnologia para capacitação de agentes multiplicadores e transferência de conhecimento direta ao setor produtivo. 

O evento que está sob a coordenação e organização da Unidade de Campo Grande, MS, deverá reunir cerca de 40 pessoas, estima a uma das integrantes da equipe, a analista Carolina Castilho Dias, do Setor de Gestão de Implementação da Programação de Transparência de Tecnologia (SIPT). Para ela, o Workshop será uma oportunidade dos participantes conhecerem várias ações de sucesso desenvolvidas por especialistas da própria Embrapa e de outras instituições, e ao mesmo tempo, de se discutir novas propostas e sugestões para casos específicos de transferência de conhecimentos gerados pela Embrapa. “O Workshop de Transferência de Tecnologia deverá atingir o público interno e mostrar o potencial de atuação conjunta das equipes de TT e pesquisa e desenvolvimento”, complementa. 

O evento prevê a apresentação de cerca de dez temas com exposição de 45 minutos e discussão de 15 minutos cada um. Entre os assuntos estão: O papel da transferência no processo participativo de geração de tecnologia a ser apresentado pelo pesquisador Kepler Euclides Filho; Como se processa a inovação tecnológica em uma empresa; Metodologias de transferência de tecnologia e difusão; Prospecção e reflexões para atuação no mercado, dentre outras. O evento inclui, ainda, uma Mesa Redonda com a discussão sobre a incorporação da transferência de tecnologia nos projetos de pesquisa. O objetivo, nesse caso, é traçar uma linha de atuação da TT para a Embrapa e promover as articulações necessárias.

A expectativa da organização neste 1º Workshop de TT é reunir profissionais internos (pesquisadores, analistas e assistentes de alguns setores) e representantes externos de instituições, como: AGRAER, INCRA, IAGRO, SEPROTUR, FAMASUL, além de outros convidados, e com isso promover uma maior interação entre os profissionais. 

Carolina Dias acredita no sucesso do evento que deverá se tornar anual. “Em 2013, as ações da nova transferência de tecnologia, fortalecida pela articulação com seus pares dentro das unidades e com equipes de outras instituições, será responsável por aproximar a Embrapa –  uma empresa essencialmente de pesquisa e desenvolvimento, do produtor, o real responsável por alavancar o agronegócio brasileiro”.

 

Redação

Jornalista Eliana Cezar DRT 15.410-SP

eliana.cezar@embrapa.br

Leave a comment

Anos anteriores