You need to set up the menu from Wordpress admin.

Incorporados ao universo de TI

Ano 9 – nº 1.191

O primeiro foi para arrumar a casa. Este para decorá-la melhor. Falamos do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), com sua segunda versão em implementação nas Unidades. A Tecnologia da Informação (TI) é fundamental no planejamento e na implantação das estratégias organizacionais. Porém, fazer o melhor uso da TI e ampliar a eficiência é desafio para a Empresa e, por isso, as equipes de TI uniram-se assumindo um compromisso de alinhar TI com os objetivos e diretrizes dos Planos Diretores da Embrapa e seus Centros.

{jcomments on} 

Na Gado de Corte, seguindo as diretrizes do PDTI, realizou-se a revitalização da infraestrutura da rede, com cabeamento estruturado, que acabou por modificar a telefonia fixa de analógica para digital. Conforme orientações adquiriram-se novos equipamentos (racks, switchs e KVMs), reestruturaram a rede interna e reorganizaram a distribuição dos ativos. Isso melhorou a velocidade de manutenção e os fatores externos foram minimizados, como temperatura e umidade. Outra mudança que modificou a vida do usuário foi o e-mail corporativo. Todos agora são @embrapa.br. Mais segurança para os correios eletrônicos.

 

Pensar em TI é pensar em desenvolvimento de software quando necessário. Por isso, foi criado o Laboratory for Precision Livestock, Environment and Software Engineering (PLEASE Lab), conveniado à Faculdade de Computação da UFMS, que trabalha em conjunto com o Núcleo de Desenvolvimento Institucional (NDI). Até o momento, a equipe de TI, formada pelos técnicos da Embrapa e oito estagiários, elaborou os softwares e-Missions, monitoramento da Mosca-dos-Estábulos, Centro Virtual da Carne e Centro Virtual de Sanidade Animal e as plataformas institucionais Pandora, S.A.C. Mobile, SIExp e Nuvem de Sites Institucionais.

 

O laboratório, segundo Camilo Carromeu e Josimar Lima do Nascimento, será “também o ponto de apoio na Unidade para os estudantes do mestrado profissional em Computação Aplicada para Agropecuária de Precisão da FACOM/UFMS, visando fomentar parcerias entre pesquisadores desta instituição e da Embrapa para o desenvolvimento de pesquisas inovadoras voltadas para a agropecuária”, afirmaram.

 

Para 2013, mais 25% das máquinas serão renovadas. Em 2012, 40% do total foram trocadas. A Central de Serviços de TI, estabelecida no PDTI, entrará em operação. Entre as prioridades, Josimar menciona o “projeto executivo para a redundância da via de acesso à rede metropolitana (REDECOMEP), que tornará mais estável o link da Unidade à Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e, conquentemente, à Internet”.

Fonte: I PDTI/II PDTI, Camilo Carromeu e Josimar Lima do Nascimento

 

Redação: Dalízia Aguiar

2.117 Comments

Leave a comment

Anos anteriores