You need to set up the menu from Wordpress admin.

Avaliação econômica de projetos será pauta de Workshop na Embrapa Gado de Corte

Ano 9 – nº 1.216 


Nos dias 2 e 3 de julho, em Campo Grande-MS, a Embrapa Gado de Corte sedia o I Workshop de Avaliação Econômica de Projetos e Impactos de Tecnologias da Embrapa. A intenção é criar um ambiente de discussão, no qual seja possível trocar conhecimentos e experiências entre Unidades Centrais e Descentralizadas da Embrapa em temas como a prospecção de demandas tecnológicas, a avaliação ex-ante em projetos, as metodologias de coleta de dados experimentais para análise de viabilidade econômica de TPS, dentre outros.

{jcomments on}

 

 

A pesquisadora Mariana de Aragão Pereira, coordenadora do encontro, ressalta que a iniciativa pretende promover um nivelamento entre os setores de implementação de programação de transferência de tecnologia, prospecção e pesquisa de modo que o processo de geração de uma tecnologia seja encarado de uma forma mais integrada. “Nossa busca é por maior efetividade no trabalho com o nosso público-alvo”, destaca Mariana Aragão.

 

Para que uma tecnologia chegue até o seu destino final são necessários anos de trabalho. O processo é complexo e envolve dezenas de profissionais que atuam em diversas áreas desde a avaliação técnica-científica – identificação de demandas e formulação de projetos – até a transferência e a avaliação econômica, onde se analisa impactos de uma tecnologia sobre determinado público.

 

Porém apesar do empenho nem sempre o resultado final é satisfatório. Em alguns casos a tecnologia não gera desenvolvimento socioeconomico esperado. A falta de eficiência nesse processo, conforme explica Mariana, representa um dos gargalos que se pretende superar com a realização do Workshop. “Na maioria dos casos, a equipe de avaliação socioeconômica só é convidada a participar do processo de geração de tecnologia quando se chega ao final. Isso impede que seja feito um acompanhamento adequado, que permita identificar, ainda nos estágios iniciais, quais os fatores limitantes da proposta. O que falta mesmo é uma visão mais holística, global do processo. O que queremos é dar mais suporte para que o processo ocorra de maneira natural e mais eficiente”, salienta.

 

Ao final, as Unidades, com interesse, elaborarão um arranjo de projetos em “Adoção e Impacto de Tecnologias da Embrapa na cadeia produtiva da carne”. O evento é voltado para pesquisadores e analistas da Embrapa, em especial, das áreas de Socioeconomia e Transferência de Tecnologia, membros do Núcleo de Apoio à Programação (NAP) e Comitê Técnico Interno (CTI), além de supervisores de grupos de pesquisa.

 

Informações: http://cloud.cnpgc.embrapa.br/weit/ e 67 3368-2105.

 

Redação: João Costa Jr.

Leave a comment

Anos anteriores