You need to set up the menu from Wordpress admin.
set 5, 2014
Josimar Lima do Nascimento

Gado de Corte recebe

Ano 10 – nº 1.280

img_2742

 

O Centro recebeu esta semana uma equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Florestais, Agrícolas e Pecuárias (INFIAP) do México e da Agriculture & Livestock Industries Corporation do Japão (ALIC), agência do governo japonês responsável por parcerias comerciais entre o país e interessados.  

 

A comitiva mexicana integra um programa de capacitação técnica com o objetivo de estreitar laços de cooperação científica e formar um grupo de trabalho somando esforços no combate a problemas comuns. Durante esse intercâmbio, os pesquisadores brasileiros tiveram acesso a um tratamento de sangue, utilizado no México, que segundo o pesquisador Gelson Feijó pode servir no desenvolvimento de vacinas para a tristeza parasitária, doença que afeta a pecuária de corte e leiteira.

 

Ainda de acordo com Feijó, que acompanhou a missão juntamente com o assessor de Relações Internacionais da Unidade, José Davi Bungenstab, o grupo é o terceiro a visitar o Brasil. “Como nosso sistema produtivo possui muitas semelhanças com o modelo do México firmamos um acordo para receber pesquisadores das áreas de manejo, melhoramento e sanidade a fim de melhorarmos a interação entre os países e coletar novas experiências de pesquisa que possam contribuir com avanços para os dois lados”, explicou Gelson.

 

Para o especialista mexicano Antônio Alvarez, responsável por conduzir o tratamento, a visita à Embrapa é uma oportunidade de conhecer os avanços que o Brasil tem realizado em pesquisa agropecuária e, a partir disso, unir forças para enfrentar problemas semelhantes. Para ele, um novo horizonte de trabalho pode surgir para que a tristeza parasitária seja combatida de maneira mais eficiente tanto no México quanto no Brasil.

 

Mexicanos e japoneses conhecerem as instalações da Gado de Corte e discutiram as linhas de pesquisa nas áreas de sistemas de produção, nutrição animal, pastagens e melhoramento genético animal.

 

Redação: João Costa Jr. 

Colaboração: Dalízia Aguiar

Leave a comment

Anos anteriores