You need to set up the menu from Wordpress admin.
dez 3, 2014
Josimar Lima do Nascimento

Os desafios da comunicação na Embrapa em debate

Ano 10 – nº 1.287

ecom_2014


Mais de cem profissionais que trabalham com comunicação na Embrapa debatem em Brasília, temas relacionados a comunicação na Empresa; sua importância nos ambientes interno e externo e desafios. Após quatro anos o 6º Encontro de Comunicação da Embrapa – Ecom é realizado de 02 a 05 de dezembro, reunindo profissionais da Embrapa de todo o Brasil. Várias Unidades mandaram mais de um profissional para participar, como a Embrapa Gado de Corte que está representada por três profissionais: uma de jornalismo, um de relações públicas e o supervisor do Núcleo de Comunicação (NCO).


“É gratificante perceber o quanto a Comunicação na Embrapa evoluiu, tanto no número de profissionais qualificados quanto no entendimento da importância da comunicação por parte dos gestores da Empresa. Demorou, mas ouvi de um presidente da Empresa, o atual, Maurício Lopes, que “o comunicador que não se sentir informado deve se rebelar”, em outras palavras, o presidente entende que não é admissível que um comunicador da empresa não esteja informado do que acontece nela” – comentou satisfeita a jornalista Eliana Cezar.


Para o supervisor do NCO, Rodrigo Alva, “é estimulante perceber que a diretoria executiva da Embrapa entende a comunicação como um veículo de enorme importância para a saúde da Empresa, além de ser fundamental na conclusão de sua missão”. A Relações públicas Anelise Sulzbach considerou importante o pronunciamento dos dirigentes destacando a mensagem do presidente Maurício Lopes quando ele cita a Comunicação como um dos quatro pilares da empresa  e que deve ser vista como um processo estratégico por todos na Unidade, em especial pelos gestores de todos os níveis hierárquicos.


Comunicação é fundamental para promover inovação e desenvolvimento

No primeiro dia do Encontro que por toda manhã contou com a participação da diretoria executiva da Empresa, houve apresentação de três painéis e espaço para perguntas e debates. Foram discutidos modelos de comunicação, processos, diretrizes e desafios da instituição em como se comunicar de forma eficiente.


Os debates prosseguem durante a semana com apresentações e discussões sobre gestão da marca e imagem corporativa, os processos desenvolvidos pela Embrapa, o papel e responsabilidades dos gestores da Empresa, além de espaço para a troca de experiências entre os profissionais, apresentação de painéis trazidos pelas Unidades e realização de oficinas como: planejamento visual, produção de conteúdos para novos veículos, cerimonial e eventos, assessoria de comunicação para gestores e planejamento e avaliação de ações de comunicação.


A realização de reuniões como esta do Ecom deve ser vista como uma iniciativa de grande valia, uma vez que a cada ano o quadro da empresa se renova e todos precisam estar bem informados e atualizados do que acontece na instituição e como os conhecimentos devem ser repassados e as comunicações feitas. Na opinião de Rodrigo Alva, “sinaliza um futuro a curto, médio e longo prazos de muito trabalho, mas também de perspectiva de muitos ganhos para a sociedade e da própria Embrapa”.


Redação: Eliana Cezar

Foto Rodrigo Alva

780 Comments

Leave a comment

Anos anteriores