You need to set up the menu from Wordpress admin.

Gado de Corte comemora seus 33 anos nesta sexta-feira

Foto Josimar Nascimento
Gado de Corte comemora aniversário

ANO 7 – Edição 918 – 20/5/2010 – Periodicidade Semanal

 

Para celebrar os 33 anos de criação da Unidade será realizada nesta sexta-feira, 21, uma solenidade interna a partir das 7h30 no auditório da área técnica. O evento começa com um café da manhã seguido de uma celebração ecumênica e exibição do Coral do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que vai apresentar cinco músicas, sendo a primeira o hino da Embrapa. A programação inclui, ainda, uma série de lançamentos como do novo IGU, do site da Unidade que foi reformulado e do Canteiro de Idéias, coordenado pela Assessoria de Inovação Tecnológica (AIT) da Embrapa e na Unidade sob a responsabilidade da jornalista Dalízia Aguiar (ACE) e Mary Lúcia (DGP), além de um livro escrito pelo pesquisador Wilson Werner Koller. 
 

 

O lançamento do livro “Diário de um tempo: Do IPAO ao Centro de Referência em Gado de Corte” vai acontecer no Centro de Convivência, espaço a ser inaugurado pela chefia do Centro. O prédio que foi idealizado e construído em dois anos servirá para promover a integração dos trabalhadores, diz o chefe-geral Rafael Alves que acrescenta: “O prédio não será batizado neste momento porque pretendemos fazer uma enquete entre os empregados para escolher o nome”. Decorado com peças que marcam a história do Centro, o ambiente deverá facilitar o encontro de equipes, agregar trabalhadores podendo ser utilizado no intervalo do almoço para reuniões informais e até mesmo comemorar aniversários. “Esperamos que o espaço seja bem aproveitado e que propicie a integração entre os colegas de trabalho”, deseja Rafael Alves. Após as solenidades formais a Embrapa servirá um churrasco no almoço aos empregados na sede da AEE regado com música ao vivo.  

 

Koller e sua satisfação em fazer parte e registrar a história do Centro

 

Dedicação, prazer, entusiasmo, foi o que senti ao entrevistar o colega pesquisador às vésperas do lançamento de sua obra. “Lançar este livro é como parir um filho”, declara Koller. “Nem palavras definem o quanto é gratificante ver o trabalho finalizado”. 

 

Koller está na empresa desde 1972, quando nem era Embrapa e sim, Instituto de Pesquisa e Experimentação Agropecuária do Oeste (IPEAO) – essas mudanças de nomes e toda história está relatada no livro que cada empregado receberá e poderá conhecer com mais detalhes. Koller construiu carreira na Embrapa. Foi estagiário no então IPEAO, técnico agrícola da Embrapa e pesquisador, hoje, com título de doutorado. Formado em biologia, koller está lotado na área de sanidade animal e trabalha com ectoparasitos. 

 

O pesquisador levou dois meses para escrever sua obra e conta que teve a colaboração de muitos colegas do Centro. “Fui incentivado a escrever pelo colega Cesar Miranda e recebi apoio do chefe de pesquisa, Cleber Soares”.

 

 

O livro foi preparado pelo Comitê interno de publicação e a impressão foi na gráfica da Embrapa, em Brasília, DF. Os 500 exemplares serão doados aos empregados da Gado de Corte e às bibliotecas das Unidades da Embrapa. O livro possui 302 páginas e está ilustrado com documentos, fotografias coloridas e preto e branca. O início da pesquisa agropecuária no estado de MS está contado no livro que relata o papel da Fazenda Modelo antes da criação da Embrapa em 1977 e todas as mudanças ocorridas num período de mais de trinta anos. “O fato de ter vivido as transformações me remete à idéia da mudança do clima organizacional e os rumos que a empresa está tomando”, diz Koller. Ele é da opinião de que outras pessoas deveriam ser estimuladas a contar histórias vivenciadas na Embrapa porque tudo faz parte da memória da empresa. 

 
Redação: Eliana Cezar

Leave a comment

Anos anteriores