You need to set up the menu from Wordpress admin.

Palestra para o bem-estar e qualidade de vida

Foto Arquivo
O uso de preservativo é a melhor forma de prevenir

ANO 7 – Edição 920 – 25/5/2010 – Periodicidade Semanal  

 
Semana passada, os funcionários da Embrapa puderam acompanhar mais uma palestra do Ciclo de Palestras promovido pelo Setor de Gestão de Pessoas (SGP), que integra o projeto de bem-estar e qualidade de vida do Centro. O Dr. Carlos Roberto Tognini esclareceu dúvidas sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).
 
 
Durante a palestra, Tognini explicou as formas de contágio das principais DST’s existentes como o cancro mole, a candidíase, a HPG (conhecida como crista de galo), a sífilis, a gonorréia, dentre outras. O médico detalhou cada doença, seus sintomas e as consequências da falta de tratamento adequado. Ele reforçou a importância de consultar um médico a qualquer sintoma que se apresente, no prazo de 3 a 30 dias após a relação sexual sem proteção, ou seja, sem o uso de preservativo. 
 

A sífilis, uma doença transmitida pela relação sexual sem preservativo ou da mãe para o filho durante a gestação, chamou a atenção dos presentes. O primeiro sintoma é uma pequena ferida na região genital de 3 a 5 dias após o contágio. A ferida não dói e some após uma semana. Depois de um mês após esse sintoma, surgem manchas avermelhadas pelo tórax, braços, mãos e pés, que desaparecem depois de um tempo. Em estágio avançado, ela prejudica o funcionamento de vários órgãos, como o coração e o cérebro e seu tratamento é simples, com antibióticos, terapia e a cura é precisa.

 

Outra enfermidade que despertou a plateia foi a gonorréia. Seus sintomas são: corrimento, dor ao urinar e no baixo ventre. Na mulher, ela pode se alastrar e causar uma infecção generalizada no útero, trompas e ovários. No homem, provoca infecção renal. Em ambos, pode entrar na corrente sanguínea e causar infecções em diversas partes do corpo.

 

O médico receitou alguns hábitos que fazem a diferença no que diz respeito às DST’s como ir ao médico regularmente, manter os exames em dia e usar sempre camisinha, “não importa a hora nem o lugar”.

 

A próxima palestra será sobre hipertensão – causas e tratamento com o Dr. Luiz Alberto Ovando e será em junho, com data a ser confirmada. 

 
Redação: Dianna Malves

321 Comments

Leave a comment

Anos anteriores