You need to set up the menu from Wordpress admin.

Brigada de incêndio da Unidade em capacitação

ANO 7 – Edição 1.009 

DSC06567Hoje, aproximadamente, 20 empregados da Unidade participam de treinamento em brigada de incêndio com o subtenente do Corpo de Bombeiros, Cícero Queiroz, e sua equipe. 

 {jcomments on}

A capacitação, promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e pelo Serviço Especializado de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), é em “Teoria de incêndio e combate a incêndio para brigadistas” ministrada para os funcionários que respondem pelo plano de emergência do Centro.

 

DSC06575Na programação, com aula prática e teórica, há conceitos sobre o fogo e seus elementos, a combustão e o comburente, o calor e a temperatura, os métodos de extinção de incêndios (abafamento e resfriamento), as classes de incêndio, os agentes extintores (água, espuma, gás carbônico e pó químico seco) e as técnicas de combate a incêndios.

 

Tal assunto é o foco principal do treinamento. Extintores portáteis e jatos de água. Os portáteis podem ser com carga de água, dióxido de carbono (CO2), pó químico e espuma mecânica. “O principal problema em empresas com incêndios é falta de cuidado. O descuido, principalmente, nesta época do ano é a maior causa de acidentes. Como dicas, sugiro evitar o uso de materiais inflamáveis em locais impróprios; instalar os extintores em lugar de fácil visualização; e observar, nas cozinhas, se as mangueiras de conexão não estão perfuradas e os GLPs em ambientes ventilados”, alerta Cícero, com 22 anos de experiência.

 
DSC06569Por mês, o subtenente dos Bombeiros, revela que são registrados de 8 a 10 casos de incêndios em empresas. Na Gado de Corte, o treinamento veio acompanhado da recarga dos extintores da Unidade e segundo ele, devido as precauções já observadas, registro de fogo será difícil de acontecer.

 

Redação: Dalízia Aguiar


330 Comments

Leave a comment

Anos anteriores