You need to set up the menu from Wordpress admin.

ABCZ e Embrapa confirmam parceria em convênios

ANO 7 – Edição 1.069

 

A Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) assinaram convênio no sentido de cooperar, entre si, para desenvolver e adaptar tecnologias que contribuam para uma pecuária competitiva e sustentável.

Dentre as intenções, o protocolo prevê a promoção do melhoramento genético de zebuínos no Brasil, tendo em vista o histórico e a importância das instituições envolvidas e da cultura zebuína. O documento também objetiva desenvolver novas iniciativas que visam incrementar a relevância socioeconômica do zebu no país.

Um comitê de implementação será criado, com representantes dos três órgãos, para estabelecer os instrumentos e as atividades e os planos de trabalho a serem desenvolvidos. Em um prazo de cinco anos, ANCP, ABCZ e Embrapa estarão na busca por conhecimentos tecnológicos capazes de desenvolver a agricultura nacional.

Durante a mesma ocasião, na Expozebu 2011, em Uberaba-MG, a Embrapa, representada pelo seu diretor-presidente Pedro Antonio Arraes Pereira, e a ABCZ, por Eduardo Biagi, ao lado da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), do Parque Tecnológico de Uberaba, do Instituto Parque Tecnológico Uberaba e da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Girolando) uniram-se a favor do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária – SNPA.

Um acordo, também com duração de cinco anos, fechado entre as entidades terá o intuito de adaptar e expandir tecnologias que contribuam para uma pecuária de qualidade e, acima de tudo, sustentável, com ênfase em genética para a agricultura e pecuária.

Continuidade – Embrapa e ABCZ já são parceiras no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), coordenado pela ABCZ, no qual as avaliações genéticas das raças zebuínas de corte são realizadas, com base no Controle do Desenvolvimento Ponderal e outras provas zootécnicas e as avaliações disponibilizadas aos criadores e pecuaristas em geral, sejam touros, matrizes ou produtos (animais jovens).

A edição 2009-2010 do Sumário Nacional de Touros das Raças Zebuínas sintetizou o resultado das avaliações de 1.332 touros da raça Brahman, 3.535 da raça Gir, 3.883 Guzerá, 1.367 Indubrasil, 37.341 Nelore e 2.466 Tabapuã, reforçando os benefícios da integração de esforços coordenados pela Embrapa, por meio do Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte – Geneplus, liderado pela Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e ABCZ.

 

Redação: Dalízia Aguiar

 

Leave a comment

Anos anteriores