You need to set up the menu from Wordpress admin.

Médico do trabalho reúne com trabalhadores para falar de Diabetes

{jcomments on}

DSC08689ANO 7 – Edição 1.082 

 

O “Bate Papo Saudável com o Médico” é uma ação do “Projeto Qualidade de vida, Saúde e Segurança no Trabalho” que é realizada pelo Setor de Gestão de Pessoas (SGP). Durante este mês de junho o enfoque é o controle de glicemia ou diabetes. A reunião que aconteceu nesta sexta-feira (10), pela manhã, na Oca, é a segunda ocorrida na unidade e mais que uma aula sobre a doença, o médico do trabalho Amaury do Lago Prieto, respondeu a dúvidas e alertou para o agravamento da doença quando não tratada.

 

 O diabetes possui dois tipos: 1 e o 2. O tipo 1 é uma doença auto-imune caracterizada pela destruição das células produtoras de insulina. Neste caso, explicou o médico “o paciente é obrigado a fazer uso de insulina”. A medicina não explica por que as pessoas desenvolvem este tipo de diabetes, mas sabe-se que há casos em que algumas pessoas nascem com genes que as predispõem à doença. No geral a diabetes tipo 1 é mais freqüente em pessoas com menos de 35 anos, mas pode surgir em qualquer idade.

Já o tipo 2 de diabetes possui um fator hereditário maior que no tipo 1. Além disso, há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. E quanto à incidência é maior após os 40 anos. “Nesse caso o tratamento é modificar os hábitos alimentares e manter uma rotina de exercícios físicos. Em casos extremos a medicação deve ser feita via oral e completar com aplicação de insulina”, alerta o médico.

É considerado diabético quem apresenta no exame de sangue, por duas vezes consecutivas, intolerância à glicose acima de 126 mg%. Alguns empregados apresentam o problema, mas não se tem um índice percentual das pessoas atingidas pela doença. Segundo o doutor Prieto a Embrapa já iniciou um trabalho de saúde ocupacional que consiste em avaliar no período de um ano os resultados de exames dos trabalhadores.

DSC08694Durante o bate papo o médico tirou dúvidas e deu dicas de prevenção, além de esclarecer alguns mitos, como por exemplo: diabético pode comer massa? Segundo o médico, sim, desde que não se misture com arroz e em quantidade moderada. “Produtos light e diet, também não resolvem o problema e mel puro de abelha contém açúcar e para quem tem diabetes não é aconselhável”. O diabético pode comer qualquer fruta, segundo o médico, mas também com moderação, bem como carne, ovos, queijos e iogurte. Agora, mandioca, batata e beterraba aumentam a glicemia e ingerir bebidas alcoólicas deve-se ter cuidado. O médico Pietro aconselha os diabéticos adquirir alimentos em casas especializadas, usar o bom senso nas quantidades, fazer dieta alimentar e manter uma rotina de exercícios físicos evitando-se assim a necessidade do uso de insulina.

A reunião terminou com um lembrete do SGP: que nos dias 15 e 16 de junho (quarta e quinta-feiras depois do feriado), às 7 horas no restaurante e às 9 horas na Oca haverá dosagem da glicemia capilar (coleta de sangue do dedo e medição da glicose) com a presença da secretaria de saúde. “A idéia é fazer o exame nas pessoas e aqueles que apresentarem alterações  encaminhar para uma conversa com a nutricionista de plantão”, informa Renata Benites do SGP.

 

Texto Eliana Cezar

 

 

 

1.365 Comments

Leave a comment

Anos anteriores