You need to set up the menu from Wordpress admin.

Embrapa realiza Curso de Boas Práticas Agropecuárias para o público interno

ANO 7 – Edição 1.088

 

A Unidade Gado de Corte da Embrapa realiza o curso de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) em Bovinos de Corte, a partir de 14 de julho até 03 de novembro para o seu público interno. Dividido em módulos, o treinamento é voltado para a implantação de técnicas sustentáveis no sistema de produção. O objetivo principal é capacitar os profissionais no uso de procedimentos que visam a melhoria das tecnologias empregadas na produção de carne, em um contexto sustentável.

 

{jcomments on} 

De acordo com a pesquisadora Vanessa Felipe de Souza, integrante da equipe técnica do curso, a ideia é oferecer ao público interno da Embrapa, alguns conceitos básicos sobre nutrição e saúde animal, pastagens, exigências ambientais, normas sociais e trabalhistas, gestão da propriedade. Para ela, aqueles que participarem do treinamento poderão conhecer as três interfaces ligadas ao Programa: ambiental, animal e social. O BPA é uma maneira sustentável de organizar a propriedade rural a partir da conformidade de uma série de itens e metas que almejam o ganho de produtividade.

 

Contudo, coloca Vanessa, que o conceito de sustentabilidade presente no Programa não se restringe a ideia ambiental, pelo contrário, ele abrange a integralidade dos processos existentes na propriedade, isto é, ele está relacionado desde o manejo animal, associado ao controle sanitário, ao bem-estar, a nutrição como à questões de legislação ambiental até a gestão propriamente dita. “O BPA trata de uma visão gerencial ampla, mas não há gestão sem conhecimento. Ela não serve de nada, pois senão temos, por exemplo, um responsável bem capacitado, apto para avaliar o processo um pequeno problema pode se transformar no foco de grandes perdas”, explicou Vanessa.

 

De um modo geral, com a implantação do BPA, o produtor terá meios de identificar com maior eficiência o controle dos diversos fatores que atuam no sistema de produção. Em outras palavras a partir do alance das metas propostas, surge a possibilidade de aumentos significativos no desfrute do rebanho, mediante o uso adequado e racional das tecnologias disponíveis.

 

Segundo José Roberto de Souza Freire, integrante da equipe de apoio do setor de gestão de pessoas da Embrapa, o curso é uma oportunidade compreender o universo do BPA, associado à rotina do campo. “A ocasião permite que os empregados possam internalizar a concepção do BPA, e colocar em prática a sustentabilidade”. José Roberto ainda completou que com essa experiência ele também pode levar para sua casa, para sua família o respeito ao meio ambiente. Isso contribui para um maior envolvimento no trabalho e se há mais envolvimento, há mais comprometimento o gera bons resultados para equipe”.

 

As inscrições estão abertas até 12 de julho e devem ser feitas por e-mail. O público-alvo são empregados, estagiários, bolsistas e parceiros da Embrapa Gado de Corte.

 

Redação: João Costa Jr

 

Leave a comment

Anos anteriores