You need to set up the menu from Wordpress admin.

Unidade adquire equipamentos para reestruturação de rede local

ANO 7 – Edição 1.090

Um dos pilares do conhecimento hoje, mais do que em qualquer outra época, é a tecnologia da informação. Na Unidade essa relação não poderia ser diferente. A necessidade de expansão e modernização é uma constante a ser perseguida e para atender tal demanda, recentemente, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Gado de Corte recebeu novos equipamentos para ampliação da rede local. 


Os equipamentos foram adquiridos pelo Departamento de Tecnologia da Informação – DTI/Sede e fazem parte do cumprimento da Diretriz 6 do Plano Diretor de Tecnologia da Informação da Embrapa – PDTI 2010-2011, que procura atualizar continuamente a infraestrutura tecnológica (hardware e software), de maneira a desenvolver e fornecer produtos e serviços de TI de qualidade compatíveis com as necessidades da Empresa.

 

Segundo o supervisor do NTI da Unidade, Josimar Lima, com a compra dos novos aparelhos a infraestrutura sofrerá um aumento significativo que influenciará tanto na capacidade de usuários quanto na cobertura e velocidade da rede por cabo. “Hoje nós temos em funcionamento 12 pontos de acesso (APS) da wireless distribuídos pelo Centro. Com a reestruturação serão ao todo 28 APS, o que significa uma cobertura maior. Por exemplo, a área do apoio operacional que é desprovida de acesso sem fio passará a ter”, destacou Josimar.
 

Para o administrador da rede do NTI, Carlo César, a mudança pode ser entendida, portanto, como uma ampliação da estrutura física da rede que ocasionará um crescimento de desempenho de comunicação – velocidade e cobertura – além de contribuir para a inclusão digital. “A implantação dos novos equipamentos possibilitará o acesso a internet a qualquer empregado da Empresa”, declarou.

 dsc01075dsc01058

O grande objetivo da reestruturação é preparar a infraestrutura da rede para ampliações futuras até que haja cobertura total do Centro, seja por cabo, seja por wireless. Para isso foi previsto no orçamento do Plano de Reestruturação da Rede Estruturada da Unidade, R$ 800 mil, sendo 350 mil para o serviço fibra ótica e R$450 destinados para a rede de cabeamento estruturado.
 

Outro detalhe é a segurança. “Os novos switchs que utilizaremos são gerenciáveis, permitem o gerenciamento do uso da rede, limitando ou redefinindo o funcionamento dela”, explicou Carlo. Para completar o administrador ainda ressalta que esses switchs aumentam a velocidade de trafego que hoje está na casa de 10/100MBps para 1000 Mbps.

 

Confira abaixo a relação dos equipamentos adquiridos:

 

18 Switch de borda GigabitEthernet, gerenciável, com 24 portas RJ-45 e 4 porta STF

1 Switch Core GigabitEthernet 24 portas 1000BaseSX – fibra ótica

1 Switch Controlador wireless

12 kit APS para wireless

 

Visita – No final de junho, de 20 a 24, o NTI recebeu a visita da engenheira eletricista do Departamento de Administração de Materiais e Serviços – DRM da Embrapa, Kelly Christina. Na ocasião, ela juntamente com a equipe do NTI e do Setor de Gestão de Infraestrutura (SGI) desenvolveram plantas em AutoCad da situação atual e planejada de rede local. Ao todo foram feitas 32 plantas. O trabalho resultou em algo inédito para a Gado de Corte, que a partir de agora terá a planta lógica da rede toda digitalizada e armazenadas em um servidor da unidade.

 

PDTI – A elaboração do plano diretor – período 2010-2011 – garante antes de tudo, um perfil tecnológico de abrangência global à Embrapa. Essa característica tem se mostrado cada vez mais necessária em um cenário internacional de forte competitividade. Na visão do presidente da Empresa Pedro Arraes a inserção neste panorama é fundamental para organizar uma gestão de conhecimento ágil nos moldes que são aplicados lá fora.

 

“A TI tem uma grande importância, porque lidamos com informação e a produzimos. A TI é uma coisa transversal. Basicamente a Embrapa tem três grandes eixos: o eixo administrativo, o de pesquisa e desenvolvimento e o de transferência de tecnologia. E se pensarmos tanto na TI como na comunicação, ela tem transversalidade sobre esses três eixos. Por isso a internacionalização do setor é tão importante. Como ele é possível tangenciar melhor todas as ações da Empresa”, explicou Arraes.

 

Para quem quiser conhecer mais afundo o PDTI da Embrapa Acesse

 

Redação: João Costa Jr.

64 Comments

Leave a comment

Anos anteriores