You need to set up the menu from Wordpress admin.

Gado de Corte recebe

Ano 8 – nº 1.165

  

A Embrapa Estudos e Capacitação (CECAT) sediou o 2° Simpósio Embrapa Labex-EUA de Sanidade Animal reunindo 42 pesquisadores da área, vindos de 17 Centros de Pesquisa, entre eles, os pesquisadores veterinários Flábio Ribeiro Araújo e Renato Andreotti e Silva, a bióloga Lenita Ramires dos Santos e o biomédico Newton Verbisck.

 

Durante o Simpósio, discutiu-se a pesquisa da Embrapa nesse segmento e as novas tendências e avanços. Os especialistas envolvidos possuem projetos em sanidade animal com foco em animais domésticos e silvestres (bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, aves, equinos, organismos de água doce e marinhos).

 

Os 83 abstracts apresentados fortalecem o intercâmbio com os pesquisadores do Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS) dos EUA e técnicos dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Pesca e Aquicultura; Ciência, Tecnologia e Inovação e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

 

Médico-veterinário da Unidade de Pesquisa em Doenças Infecciosas e Bacterianas, o pesquisador Steven Olsen esteve presente no Simpósio e aproveitou para visitar o Centro de Gado de Corte. Olsen trabalha no ARS com brucelose, tuberculose, leptospirose, paratuberculose e pododermatite.

 

Atualmente é um dos responsáveis pelos projetos “Identificação de mecanismos de doença e desenvolvimento de diagnósticos aprimorados e vacinas para brucelose em pecuária e animais selvagens” e “Desenvolvimento do Projeto Genoma Bison” e foi um dos inventores da vacina RB51, contra brucelose.

 

Vegetal – Outra instituição parceria da Empresa é o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), da Argentina. A cooperação teve entre seus resultados um projeto internacional entre as empresas intitulado “Desenvolvimento de estratégias de seleção precoce para a tolerância à seca em gramíneas forrageiras apomíticas”, liderado pelas pesquisadoras Lucimara Chiari (Embrapa) e Karina Grumberg (INTA).

 

O intercâmbio trouxe para a Unidade, por um mês, a também pesquisadora Eliana Lopez Colomba, integrante da equipe do projeto, e especialista em biotecnologia de plantas forrageiras.

 

Neste período, a engenheira agrônoma Eliana, acompanhou as melhoristas do Centro em seus trabalhos no programa de melhoramento de forrageiras tropicais da Empresa, inclusive com visitas a campo, junto aos bancos de germoplasma. No INTA, ela está na equipe das propostas “Desenvolvimento de tecnologia para produção diferenciada de batata” e “Melhoramento genético de espécies forrageiras para diversos ambientes”.

 

Fonte: Secom

Redação: Dalízia Aguiar

Leave a comment

Anos anteriores