You need to set up the menu from Wordpress admin.

A um clique da liberdade!

Ano 9 – nº 1.241

inclusaodigital_001


Para muitos pode ser estranho, mas o mundo virtual ainda é desconhecido para quase metade da população brasileira. Entende-se que inclusão digital seja um processo que engloba o acesso a celulares, internet, telefones fixos e computadores e, de acordo, com um estudo feito em 161 países pela Fundação Getúlio Vargas, em parceria com a Fundação Telefônica/Vivo, o Brasil aparece em 72º no ranking, com 51,25% da população considerada incluída digitalmente. A média global é de 49,1%.

{jcomments on} 

Com o seu Plano Corporativo de Inclusão Digital, a Embrapa colabora com esses 51,25% proporcionando meios para que os mais de 9 mil empregados estejam familiarizados com as novas tecnologias de informação e comunicação. Um bom desafio quando se é uma empresa com campos experimentais, afastados dos centros urbanos, por todo o país.

 

Iniciado em 2012, com a chegada de computadores específicos, o Plano de Inclusão Digital na Unidade Gado de Corte, em Campo Grande-MS, disponibilizou cinco equipamentos – laboratório de Pesquisa e Avaliação de Forrageiras (LPAF), marcenaria, oficina, campos experimentais da Sede e Fazenda Modelo – para uso coletivo dos funcionários.

 

O Plano também prevê a institucionalização de um comitê de apoio à inclusão composto por um membro do Setor de Gestão de Pessoas, Núcleo de Tecnologia da Informação e Núcleo de Comunicação Organizacional, além de capacitações. O comitê é formado pelos colegas Josimar Lima do Nascimento, Margarida Pinheiro e Dalízia Aguiar; e os cursos já habilitaram 29 colaboradores.

 

Por três dias, uma segunda turma de empregados foi introduzida ao universo de hardwares, softwares e www. Profissionais dos Setores de Infraestrutura, Fazenda Modelo, Máquinas e Veículos e Produção Animal reuniram-se para, finalmente, aprender este novo abecedário.

 

Acostumados com os barulhos de motor da oficina, Raul Domingues de Almeida e Ricardo Luiz Petri, 31 e 23 anos de Empresa, respectivamente, vagarosamente conhecem o significado da palavra independência. “Antes alguém me pedia para enviar um e-mail e eu não sabia como fazer, agora acredito que seja possível”, revela Raul Almeida. “Ou precisava anotar as trocas de óleo dos veículos e fazia manualmente ou pedia para um colega fazer no computador”, completa Ricardo.

 

“Já eu sabia o básico. Usei computador há muito tempo e em algo específico. Não sabia aproveitar as possibilidades que agora enxergo existir”, conta o auxiliar de manutenção da Embrapa, Joel da Silva, com quatro anos de contrato. E em meio às ferramentas, Doralício Correa da Silva crê em “melhorias de suas atividades e, mais ainda, utilizar o aprendido para outros fins”. Em seus 24 anos de Empresa, Doralício animou-se tanto que voltou ao segundo treinamento para “ratificar bem o conteúdo”.

 

inclusaodigital_001 1 inclusaodigital_001 2

 

A inclusão digital é uma nova janela que se abre para a pessoa e apresenta um horizonte infinito àquele disposto a ver. “Há colegas que nunca acessaram seu contracheque ou usaram a senha corporativa. É uma descoberta. Um mundo novo, com mais independência, liberdade e realização”, confirma o instrutor Josimar Lima. Ele segue recordando que alguns colegas voltaram para a edição de outubro em busca de aperfeiçoamento e outros estrearam o envio de e-mail o tendo como remetente. “Por isso reforçamos a cultura de que o computador não é um bicho. Não é necessário ter medo. Medo de errar, medo de encarar. Medo de aprender”, ressalta.

 

No cronograma, em 12 horas, os alunos tem noções básicas do funcionamento dos equipamentos, hardwares, softwares, periféricos, internet, windows explorer, edição de texto, uso do correio eletrônico e serviços corporativos. Para 2014, todos estão convidados a voltar à sala de aula e navegar pela Web 2.0. Aventurar-se pelas redes sociais. Ainda há uma proposta de aprofundamento dos programas para edição de texto, planilhas e apresentações.

 

E a partir de hoje, João, Ricardo, Joel, Otávio, Raul, Enio, Ramão, Doralício, Lourival, Adão e Marcelo integram, com orgulho, a estatística de 51,25% da população brasileira incluída digitalmente.

 

Redação: Dalízia Aguiar

256 Comments

Leave a comment

Anos anteriores