You need to set up the menu from Wordpress admin.
mar 3, 2010
Josimar Lima do Nascimento

Embrapa Unida contra a dengue

Foto Internet
Cartaz da Campanha

ANO 7 РEdi̤̣o 861 Р3/3/2010 РPeriodicidade Semanal

A campanha contra a dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, chega às Unidades da Embrapa. A ACS, “ligada” na comunicação interna pede ações de divulgação e o que se sabe é que vários Centros de pesquisa estão mobilizados.
A nossa ação está marcada para a próxima sexta-feira, às 9h15 no auditório e logo após a apresentação da pesquisa referente o clima organizacional.
 
O palestrante do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande, Emerson Bueno de Camargo, além de falar de como controlar a proliferação do mosquito vai comentar da dengue, doença que já atacou vários de colegas aqui na Unidade. 
Dois empregados, o Raul de Almeida (SMT) e a Renata Pollak (SGP) estão afastados do trabalho porque estão com suspeita de dengue e outros já foram atingidos pela doença como o Ramão Costa, Marilene Veiga (e seus filhos) e o Erno Suhre.
 
O Suhre esteve afastado da ANT por vários dias. Ele relata que até tentou trabalhar em condições muito ruins, mas depois não teve jeito, se afastou por que seu corpo não “respondia”. “O primeiro sintoma da doença apareceu no meu corpo. Senti muitas dores e só no terceiro dia é que veio a febre”, diz Suhre. Além das dores no corpo,  a febre trouxe muita indisposição e falta de apetite. ” Até a água era ruim de beber e a que caia no corpo na hora do banho doía muito”, conta. O colega da ANT enfrentou dez dias horríveis.  “Não sentia vontade de fazer nada”, lembra. Ele fez tratamento médico mas mesmo assim a indisposição demorou para passar. Os médicos o aconselharam a beber muito líquido e soro. Ele disse que além das brotoejas que saíram pelo corpo, do joelho para baixo ele viu muitas manchas vermelhas que o deixou muito assustado.” Peguei um tipo agressivo de dengue, mas ainda bem que escapei daquela do tipo hemorrágica”. Mais magro e abatido ele retornou ao trabalho e diz que só agora, depois de 20 dias que se sente recuperado. Suhre é da opinião de que a Embrapa deve mesmo fazer este alerta entre os empregados e que as pessoas devem se conscientizar que o melhor é se prevenir contra a doença.
 
Para não pegar a dengue a pessoa não pode ser picada pelo mosquito. E aí vão algumas  dicas: usar repelente no corpo, principalmente nas pernas onde a fêmea pica com mais frequência, usar inseticida na casa, na sala de trabalho e mudar de marca sempre, usar repelentes como a citronela, cuidar em casa e no trabalho os locais onde o mosquito pode se proliferar, atender os agentes do CCZ e seguir as orientações deles, trocar informações sobre o problema com os amigos, buscar informações na internet e assistir à palestra na sexta-feira dia 5, às 9h15 no auditório onde várias informações a respeito serão repassadas e dúvidas poderão ser sanadas.
 
Tem mais um vídeo esclarecedor de como evitar a proliferação do mosquito é só clicar e assistir: vídeo
 
 
Realização: SGP
Divulgação: ACE 
Redação Eliana Cezar

Leave a comment

Anos anteriores