Palestras marcam início da Dinapec
Foto Josimar do Nascimento
|
ANO 7 – Edição 886 – 25/3/2010 – Periodicidade Semanal
Para participar das palestras o interessado deve se dirigir à Embrapa Gado de Corte. Não será cobrada taxa de inscrição dos participantes. O objetivo da apresentação das palestras é mostrar dois programas de sucesso em andamento e já adotados por produtores de diversas regiões do País. “Precisamos conscientizar a classe produtora da necessidade de controlar a qualidade de seus produtos produzidos na propriedade visando melhorar sua rentabilidade e competitividade”, diz Ezequiel que vai falar da importância de se garantir ao consumidor uma oferta de alimentos seguros provenientes de sistemas de produção sustentáveis e que respeitam o bem estar dos animais. O pesquisador vai abordar também as vantagens do BPA- Bovinos de Corte que inclui diminuição de perdas, aumento do desfrute do rebanho e melhoria na competitividade, além de apresentar resultados do programa que está em fase adiantada nas regiões, Norte, Sul, Centro-Oeste e Sudeste.
Ainda segundo Ezequiel, o BPA apresenta uma série de vantagens para o produtor, uma delas é a redução de custos da produção. “Quando o produtor identifica e corrige algum ponto no seu sistema de produção, ele já está se beneficiando”, diz. Outras vantagens são a melhoria da qualidade do produto, a redução de riscos de ações, de perdas pela má utilização de produtos etc. O Programa BPA – Bovinos de Corte inclui informações de gestão da propriedade rural, função social do imóvel rural, responsabilidade social, gestão ambiental, instalações rurais, manejo animal, formação e manejo de pastagens, suplementação alimentar, identificação animal, manejo reprodutivo e controle sanitário.
A Dinapec e o encontro com o produtor
A Dinapec é um evento voltado para a classe produtora e tem por objetivo transferir tecnologias para produtores rurais, estudantes, técnicos e agentes envolvidos com sistemas de produção. O evento começa no próximo dia 7 e termina no dia 9 de abril – sexta-feira. Durante três dias de evento serão realizados cursos, palestras, dinâmicas de campo envolvendo temas diversos como: integração lavoura-pecuária, sistema agrosilvipastoril, pastagens, variedades de feijão, soja e sorgo, tecnologias de melhoramento animal, nutrição animal com enfoque no confinamento e semi-confinamento, pastagem para ovinos e criação de cavalo pantaneiro.
Os temas são de interesse da classe produtora e serão mostrados no campo por especialistas. Na Dinapec o produtor conta com a vantagem de conhecer de perto novas variedades de grãos, de plantas forrageiras, de raças taurinas adaptadas, ovinos, dentre outras atrações expostas em uma área de 30 hectares. Além disso, durante o evento pesquisadores e técnicos da Embrapa estarão à disposição do público para informar e tirar dúvidas.
Tanto as palestras como os cursos e as dinâmicas acontecem no mesmo ambiente, na sede da Embrapa Gado de Corte, à Br 262, km 4, em Campo Grande, MS, uma das Unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que conta com a colaboração de vários patrocinadores e empresas que apóiam o evento, além da participação de outras seis Unidades de pesquisa da Embrapa (Agropecuária Oeste, Pantanal, Milho e Sorgo, Arroz e Feijão, Caprinos e Ovinos, Pecuária Sudeste).
Informações da Dinapec você encontra no endereço: www.dinapec.cnpgc.embrapa.br
Redação: Eliana Cezar



