Campo Grande,  
Notícias

::11/6 ::

Embrapa e ABCZ completam 25 anos de parceria

Em 1979 a Embrapa Gado de Corte, com sede em Campo Grande, MS, e o escritório local da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), assinavam o primeiro convênio para desenvolvimento de pesquisas na área de melhoramento animal e logo depois houve a expansão do convênio em âmbito nacional.
Os frutos do convênio são colhidos até hoje e essas iniciativas propiciaram às instituições o título de pioneiras em programas de avaliação genética e na elaboração dos sumários de touros das raças zebuínas, em todo o mundo. O primeiro deles foi lançado em 1984, para a raça nelore. Ao todo foram publicadas 74 edições de sumários.A última edição, lançada na Expozebu 2004, inclui as avaliações genéticas de 26.989 reprodutores, a partir do trabalho de análise de uma base de dados envolvendo cerca de 1,5 milhão de animais. A publicação traz avaliação de touros de diversas raças como Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore e Tabapuã. A mesma pode ser adquirida na Embrapa Gado de Corte e estão disponíveis nas versões eletrônicas em CD-ROM e nos sites da ABCZ e da Embrapa, com ferramentas de busca e de tratamentos de dados.

A comemoração da parceria

Os 25 anos de parceria foram comemorados pelas instituições com homenagens prestadas a diversos pesquisadores como Antonio do Nascimento Rosa, que em 1979 liderava as atividades de pesquisa por parte da Embrapa, Eliseu Roberto de Andrade Alves, ex-presidente da Instituição, Paulo Roberto Costa Nobre, Luiz Otávio Campos da Silva e Andréa Gondo. Pela ABCZ receberam homenagens, José Olavo Borges Mendes, atual presidente da Associação, Luiz Antonio Josahkian, Carlos Henrique Cavallari, Eduardo Luiz Milani, Ivo Ferreira Leite, Moacir Duarte Gomes e Rônulo Kardec de Camargos (in memoriam).A Solenidade ocorrida no dia 7 de maio, durante a Expozebu, em Uberaba-MG, contou com a participação do chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Kepler Euclides Filho, que destacou a participação da ABCZ e manifestou o desejo de continuar contando com a parceria.

Eliana Cezar

[Outras notícias]

 
  © Copyright 2004
Embrapa Gado de Corte.