Campo Grande,  
Notícias

::18/6 ::

Presidente do CNPq conhece a Embrapa e
anuncia liberação de bolsas para o CTC-MS


A visita do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Erney Plessmann, foi acompanhada pela diretora executiva da Embrapa Mariza Barbosa, pela chefia do Centro e pesquisadores.
O chefe-geral da Unidade, Kepler Euclides Filho, fez uma apresentação sobre aspectos econômicos, sociais e ambientais da pecuária de corte brasileira. Citou índices de crescimento da pecuária nesta última década (30%) e de incremento da exportação nesse mesmo período que atingiu 200%. Falou sobre a importância dos resultados da pesquisa nessa área, o futuro da produção de carne bovina, modelos de atuação do Centro e alianças estratégicas. Quanto ao apoio do CNPq em projetos de pesquisa da Embrapa Gado de Corte, atualmente, nove são contemplados.
O Presidente Erney questionou sobre o Centro e respondeu várias perguntas de pesquisadores. Sobre Bolsas ele informou que o Conselho pretende aumentar o número para Mato Grosso do Sul e que em agosto será lançado edital de Bolsas para projetos específicos. Em entrevista ele anunciou a aprovação de Bolsas do projeto RHAE (formação de recursos humanos – inovação Tecnológica) com duração de 24 meses, totalizando 248 mil reais destinadas ao Centro Tecnológico do Couro, projeto coordenado por Edson Cardoso, da Embrapa Gado de Corte. A área onde está instalado o CTC foi visitada pelo presidente Erney e pela diretora Mariza. Além do CTC eles conheceram experimentos de pastagens e de controle sanitário – sua importância e resultados.
Durante a visita a diretora executiva apresentou ao representante do CNPq dois projetos estratégicos de saúde animal, consolidados esta semana por um grupo de pesquisadores, são eles EETs (Encefalopatias espongiformes transmissíveis) e Influenza. O objetivo da apresentação foi o de buscar apoio junto ao órgão.


Redação e Imagens
Eliana Cezar

 

[Outras notícias]

 
  © Copyright 2004
Embrapa Gado de Corte.