Campo Grande,  
Notícias

::18/6 ::

A visita de parlamentares ao Centro do Couro

A visita do vice-governador do Estado de MS, Egon Krakhecke, do deputado federal Vander Loubet e do vereador Alex, do PT, aconteceu nesta manhã, na sede da Embrapa Gado de Corte. Os parlamentares e seus assessores foram recepcionados pela chefia do Centro, Geraldo Ramos Figueiredo e Ivo Martins Cezar, pelo coordenador do Centro Tecnológico do Couro (CTC-MS), Edson Cardoso e pelos pesquisadores Manuel Jacinto e Mariana Aragão.
Durante uma hora parlamentares e técnicos da Embrapa falaram sobre ações do governo do Estado relacionadas a investimentos em ciência e tecnologia, parcerias e de projetos de pesquisa da Embrapa em andamento. Egon Krakhecke que também é secretário da SEPLANCT – Secretaria de Planejamento e de Ciência e Tecnologia, destacou a o bom relacionamento com a Embrapa e o esforço do governo do estado em investir em ciência. “A previsão para 2004 é repassar quatro milhões de reais para ciência e tecnologia”, declarou Egon.
O Chefe técnico da Embrapa falou sobre verbas para manutenção da Unidade e da necessidade de mais investimento em pesquisa, para que a Embrapa continue contribuindo para o crescimento do País. O Deputado federal, Vander Loubet, disse que reconhece o trabalho da Embrapa e que a empresa possui muita credibilidade. “Eu me coloco a disposição como” porta-voz “da Embrapa, em Brasília”, salientou o deputado, dando apoio para articular a favor da empresa.
Durante a reunião o vereador Alex do PT mostrou-se sensível e ter conhecimento das necessidades da Embrapa e do pleito dos empregados que enfrentam dificuldades em fechar o acordo coletivo. O vereador também se colocou à disposição para contribuir com o que fosse preciso e estiver ao seu alcance.

Visita ao CTC-MS

As instalações do Centro de Tecnologia do Couro (CTC)-MS foi mostrada pelo coordenador do projeto, Edson Cardoso. Os parlamentares ficaram entusiasmados com o avanço do projeto e perspectivas de resultados. Manifestações de apoio à continuidade do projeto para a fase dois foram feitas. “Este projeto é a sala de visita tecnológica de MS” – salientou o deputado Vander Loubet.
O CTC-MS tem por objetivo:

a) Implementação de pesquisa e desenvolvimento, adaptação, otimização e difusão de tecnologias para a cadeia produtiva do couro bovino e derivado, bem como de couros e peles exóticas ao sistema tradicional;

b) Formação e capacitação de recursos humanos para: atendimento a frigoríficos; curtumes e indústrias de calçados e artefatos de couro (esfola, tratamento e técnicas de beneficiamento/acabamento do couro); gestão ambiental (tratamento de efluentes de curtumes), e na transferência e gestão de tecnologias;

c) Prestação de serviços técnicos especializados para as indústrias do setor de couros e derivados e

d) Atendimento às demandas tecnológicas e ambientais da cadeia produtiva do couro.

Uma vez concluído, O CTC processará, diariamente, o máximo de 30 couros bovinos, além de couros e peles de pequenos animais, utilizando todas as técnicas de curtimento, recurtimento, acabamento e tingimento, deixando o couro em condições de uso imediato em indústrias calçados, forros, vestuários, etc. Esses couros serão vendidos para pequenas indústrias existentes no Estado de Mato Grosso do Sul. O preço internacional de um couro acabado, pronto para uso e que possa ser transformado em calçado (25 pares por couro), poderá chegar a noventa dólares.
Mantendo a produção de 30 couros/dia, será possível auferir uma receita bruta diária de dois mil e setecentos dólares.

 

Redação e Imagens
Eliana Cezar (DRT/SP nº15.410)
Embrapa Gado de Corte
Telefones: (67) 368-2142 ou 368-2023

 

[Outras notícias]

 
  © Copyright 2004
Embrapa Gado de Corte.