Campo Grande,  
Notícias

::2/7 ::

Veludo está entre os quatro melhores da Prova de Ganho de Peso Quilombo

Chegou ao final a 2a. Prova de Ganho de Peso Nelore–Quilombo, a maior prova de ganho de peso em pastagem do Brasil, realizada na fazenda Perdizes do Grupo Quilombo, localizada no município de Jaraguari, MS, onde os resultados serão anunciados oficialmente no próximo dia 10 de julho durante um Dia-de-Campo.
A Embrapa participou com oito animais e o touro Veludo, 19 meses, destacou-se em quarto lugar entre os dez melhores. No total, 511 animais participaram do teste, eles pertencem a 45 criadores de diversos estados: Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondônia.
A Embrapa Gado de Corte, além de participar como criadora, foi responsável pelas análises técnico-científicas dos dados. A prova foi conduzida totalmente em pastejo rotacionado de pastagem de mombaça, irrigada por pivô central. Dos 456 touros finalistas foram eleitos 10, considerados melhores. Estes, após coleta de sêmen foram incluídos no Programa de Avaliação de Touros Jovens desenvolvido no Projeto Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte – Geneplus.
Em função do índice de classificação final que envolveu características de crescimento, de carcaça e de fertilidade, os animais foram ordenados do primeiro ao último lugar sendo 64 incluídos na categoria Elite, 171 na Superior, 150 na Regular e 71 na Inferior. Dos oito animais da Embrapa, três deles receberam classificação Elite, três Superior e dois Regular.
A Prova de Ganho de Peso a Pasto Irrigado Nelore – Quilombo integra o Programa Touros do Futuro – edição MS, que envolve as parcerias da ABCZ, ABS-Pecplan, Embrapa Gado de Corte e Fazenda Perdizes, do Grupo Quilombo, localizada no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, além de se contar com o apoio do Departamento de Melhoramento Animal da UNESP-Botucatu na realização dos exames de ultra-sonografia.
A equipe da Embrapa é formada pelos pesquisadores Luiz Otávio Campos da Silva, Antonio Rosa, Roberto Torres e pela técnica Andréa Gondo. A equipe conta, ainda, com a participação dos especialistas Kepler E. Filho, Geraldo R.Figueiredo, Rafael Alves, José BeneditoTrovo e Paulo Nobre, no Geneplus; e Alberto Gomes, José Marques, Pedro Paulo e Eduardo Simões, no Nelore PO; além do apoio do pessoal de campo na Fazenda Modelo (Celso, Rogério, Weslen, Jozival, Alberto Arruda e Jurandir) e dos Bolsistas da Fundapan (Leonardo, Amadeu, Álvaro, Marcelo e Daiane).

Redação
Eliana Cezar (DRT/SP nº15.410)
Embrapa Gado de Corte
Telefones: (67) 368-2142 ou 368-2023

[Outras notícias]

 
  © Copyright 2004
Embrapa Gado de Corte.