Campo Grande,  
Notícias

:: 29/4 ::

Ministro e técnicos da Costa do Marfim visitam a Embrapa
A visita do ministro da Agricultura, Produção e Pesca da Costa do Marfim, Kobenan K. Adjoumani, e sete assessores do ministério, foi técnica e aconteceu na tarde de hoje na Embrapa Gado de Corte.
Os visitantes assistiram a apresentação do chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, Ivo Martins Cezar, que abordou sobre as pesquisas realizadas na instituição. Pastagens, saúde animal e transferência de tecnologia foram alguns dos temas apresentados e que despertaram interesse dos técnicos. O ministro elogiou a estrutura da Embrapa, na sua opinião, avançada, e disse que tem interesse em iniciar parceria com a instituição, tanto em gado de leite como em gado de corte. " Precisamos fortalecer a pecuária, principalmente a produção de carne que encontra-se enfraquecida", disse o ministro. Para atender o mercado interno, o país importa grande quantidade de carne, 60% do produto, e segundo o ministro a idéia é mudar esse índice desenvolvendo o potencial nacional.
Após a apresentação em sala, os técnicos optaram em visitar experimentos no campo e conhecer as coleções africanas de braquiárias e coloniões, que encontram-se em estudos.

O País
A Costa do Marfim está situada no Oeste da África, tem uma superfície de 322.462 quilômetros quadrados, que representa 1% de todo o continente africano, ou seja, o equivalente ao Estado do Maranhão ou de Goiás.
A população tem cerca de 15 milhões de habitantes e a língua oficial é o francês. O país tem em comum com o Brasil o fato de ter uma população jovem, já que quase 50% dos habitantes são menores de 15 anos.
Costa do Marfim encontra-se hoje numa fase de transição e de reorientação, caracterizada pela liberalização da economia e a privatização das empresas públicas. Essa fase já está trazendo melhorias na produtividade e mais competitividade econômica. O desenvolvimento econômico é baseado na agricultura.Os principais produtos agrícolas do país são o cacau - primeiro produtor e exportador mundial - , o café, abacaxi e banana.
Atualmente o país é o primeiro exportador africano de óleo de palma e o terceiro produtor de algodão.

Redação: Eliana Cezar
Imagem: Josimar Lima

[Outras notícias]

 
  © Copyright 2004
Embrapa Gado de Corte.