Campo Grande,  
Notícias

::16/8 ::

Dia-de-Campo para produtores da Bahia

Reportagens na TV (Canal do Boi) e em revistas, com Armindo Kichel, pesquisador lotado nessa Unidade, chamaram a atenção de um grupo de produtores baianos residentes nas regiões de Eunápolis, Guaratinga, Itajimirim e Bel Monte.
A matéria apresentada e escrita tratava sobre custo de produção e manejo de pastagens. Segundo os produtores baianos, está custando caro "fazer" um bezerro, cerca de 330 reais, diz o coordenador da visita André Pinto Correa Gomes, um dos diretores da Associação de Criadores de Gado de Corte do Extremo Sul da Bahia. "O grupo resolveu visitar a Embrapa pela primeira vez para conhecer o sistema de produção e como fazer para diminuir custos", disse André. A Associação possui 62 associados que juntos somam 180 mil cabeças de gado. A raça predominante é Nelore. A região Sudoeste da Bahia possui cerca de 1.200 mil cabeças de gado e o forte é a inseminação artificial.
O grupo tem a expectativa de depois da visita à Embrapa analisar o sistema de produção em curso em suas propriedades e se for o caso mudar os rumos. Os produtores vão, principalmente, avaliar se continuam com a cria ou se trabalham somente com recria e engorda. Acertar e ajustar o que está errado no sistema de produção é o objetivo dos produtores.

Visita a campo e palestras em sala

Durante os dois dias de visita, 16 e 17 de agosto, os 18 produtores presentes vão conhecer no campo experimentos como de manejo de pastagens, produção intensiva em pasto, prova de ganho de peso e outras. Em sala, palestrantes como Eduardo Simões e Fernando Paim falarão sobre custos na pecuária de corte; cruzamentos mais rentáveis será abordado por Geraldo Figueiredo; importância e como deve ser feita a reforma de pasto, está a cargo de Armindo Kichel e por fim, a última palestra da terça, 17, será com Pedro Paulo Pires que apresenta o sistema de rastreamento do gado.

Os produtores foram recepcionados nesta manhã pela relações públicas Marcela Nascimento e as boas-vindas foram dadas pelo chefe-geral da Unidade, Kepler Euclides Filho que enfatizou a importância dos temas contidos no programa da visita, como o de pastagens, por exemplo.
A coordenação técnica da visita é do especialista em pastagens Jairo Mendes Vieira, da Área de Comunicação Empresarial.

Redação
Eliana Cezar (DRT/SP nº15.410)
Embrapa Gado de Corte
Telefones: (67) 368-2142 ou 368-2023

Imagem
Josimar Lima

[Outras notícias]

 
  © Copyright 2004
Embrapa Gado de Corte.