Campo Grande,  
Notícias

::25/8 ::

Pesquisador Pedro Paulo recebe medalha do legislativo


O Pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Pedro Paulo Pires, será homenageado pela Câmara Municipal de Campo Grande com a Medalha do Mérito Legislativo Campo-Grandense, pelos grandes serviços prestados.
A solenidade de entrega da honraria acontece nesta quinta-feira, dia 26, a partir das 20 horas, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo - auditório Manuel de Barros. O Centro de Convenções, também conhecido como Palácio Popular da Cultura, fica no Parque dos Poderes.
A referida honraria foi criada no município de Campo Grande através da resolução nº 687 de1977, para ser concedida a pessoas nascidas em Campo Grande e que comprovadamente tenham prestado relevantes serviços em áreas como: econômica, social, cultural, educacional, entre outras. Em dezembro de 2003 a comenda foi outorgada a Pedro Paulo Pires pelo decreto legislativo nº 838. Além do nosso pesquisador serão homenageadas três pessoas físicas e uma jurídica - Associação Atlética Colégio Abc.
Além das medalhas, na mesma ocasião haverá a entrega de título de Cidadão Campo-Grandense para 58 pessoas.
A escolha dos homenageados segue rigoroso critério da Câmara, como análise de currículo pela assessoria técnica jurídica daquela casa que avalia a legalidade do documento, pela comissão de justiça permanente que elabora um parecer e por último, passa pelo plenário onde os vereadores votam a concessão da comenda.

Atuação do Pesquisador

Pedro Paulo Pires é médico-veterinário formado desde 1985 pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Concluiu o mestrado em 1989 em parasitologia veterinária e o doutorado em clinica veterinária no ano de 2000. Ingressou na Embrapa em 1989 e desde então tem se destacado como pesquisador da Embrapa Gado de Corte com atuação marcante na área de Sanidade Animal da Unidade. A rastreabilidade é um dos projetos que lidera e tem participado ativamente de reuniões sobre o assunto promovidas pelo Ministério da Agricultura. Já participou de várias comissões sobre surtos de doenças animais como a do Botulismo e Aftosa. Atualmente Pedro Paulo é diretor técnico do LADDAN - Laboratório de Diagnóstico de Doenças Animais da Embrapa Gado de Corte e no período de 1994 a 1995 atuou na empresa como chefe adjunto de apoio técnico.
Pela experiência, dinamismo e profissionalismo Pedro Paulo já recebeu inúmeros prêmios. Em 1995 o título de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro e no mesmo ano, diploma de Amigo da Polícia do Exército. No ano de 2001 o pesquisador recebeu três prêmios; o de Médico-Veterinário do Ano de Mato Grosso do Sul, de destaque da Expointer pelo trabalho de gerencia eletrônica de bovinos e rastreabilidade e da Câmara de Vereadores de Campo Grande, congratulações pela criação do chip eletrônico umbilical. O ano de 2002 também foi de recebimento de prêmios: de Destaque da Expointer pelo lançamento do soro hiperimune para cura do botulismo e mais uma vez da Câmara de Vereadores de Campo Grande, Congratulações pelo lançamento soro hiperimune e pelo gerenciamento eletrônico de bovinos (rastreabilidade).
A Medalha do Mérito Legislativo que ora recebe é o primeiro do ano de 2004.

Redação e imagem
Eliana Cezar (DRT/SP nº15.410)
Embrapa Gado de Corte
Telefones: (67) 368-2142 ou 368-2023

[Outras notícias]

 
  © Copyright 2004
Embrapa Gado de Corte.