Campo Grande,  
Notícias

::13/10 ::

Centro de Tecnologia do Couro será inaugurado em Mato Grosso do Sul

O Centro de Tecnologia do Couro (CTC-MS), instalado nas dependências da Embrapa Gado de Corte, uma das Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é uma instituição privada constituída por diversos parceiros, entre eles a Embrapa. O CTC é o primeiro da Região Centro-Oeste e do gênero, no Brasil, que irá desenvolver pesquisas em peles e couros. A sua inauguração está marcada para o próximo dia 14 de outubro, quinta-feira, às 9 horas e contará com a presença de várias autoridades, entre elas a do governador do Estado de MS, Zeca do PT, do presidente da Embrapa Clayton Campanhola e demais representantes de órgãos parceiros do projeto.

O projeto do Centro do Couro tem cerca de dez anos, mas só no ano de 2003 começou a ser construído nas dependências da Embrapa Gado de Corte, uma das executoras do projeto. Este foi dividido em duas fases, a primeira que será inaugurada nesta quinta, compreende no curtume, com 425 metros quadrados de área construída, e na estação de tratamento de efluentes, com 147 metros quadrados concluídos. Esta fase compreendida de laboratórios de curtimento e de tratamento de resíduos será para processar couros até a fase “wet blue”, ou seja, preparação e conservação do couro. O custo desta etapa foi de cerca de R$1,9 milhão, incluído a infra-estrutura elétrica e hidráulica completa do projeto, bem como dos equipamentos destinados a para essa fase.

O funcionamento do CTC vai propiciar a otimização e difusão de tecnologias para a cadeia produtiva do couro bovino, além de trabalhar com peles exóticas como a de rã, peixe, jacaré e outras.
Segundo o coordenador do projeto, Edson Espíndola Cardoso, da Embrapa Gado de Corte, a prestação de serviços técnicos especializados para as indústrias do setor de couros e derivados, também é um dos objetivos importantes do Centro de Tecnologia do Couro. A formação e capacitação de pessoal são outro ponto forte do CTC, pois vai atender à necessidade do mercado. Na opinião de Cardoso, “a preparação de profissionais para processamento de peles e couros de pequenos animais, especialmente de peixe, estimulará a criação de empresas familiares que transformarão esse produto em artesanato, implementando o comércio, gerando emprego e renda”.

Para o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Kepler Euclides Filho, a inauguração do CTC é para a Embrapa um marco histórico. “A interação entre este Centro e o Centro de Tecnologia da Carne que, por meio de parcerias estratégicas será iniciada em breve, possibilitará a geração de conhecimentos, o desenvolvimento tecnológico e da inovação, ao mesmo tempo em que viabilizará o treinamento e a capacitação de pessoal e a agregação de valor à atividade pecuária” diz Kepler Euclides.

Outras informações sobre o CTC poderão ser obtidas pelo telefone 368-2171.


Redação
Eliana Cezar (DRT/SP nº15.410)
Embrapa Gado de Corte
Telefones: (67) 368-2142
e-mail: eliana@cnpgc.embrapa.br

Imagem
Josimar Lima

[Outras notícias]

 
  © Copyright 2004
Embrapa Gado de Corte.